Quem é Altino Prazeres, candidato à Prefeitura de SP pelo PSTU
Funcionário do Metrô e sindicalista, Altino disputa sua 3ª eleição, após perder em 2016, para prefeito, e em 2022, para governador
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O socialista Altino de Melo Prazeres Junior (PSTU), 57 anos, chega à disputa pela Prefeitura da capital neste ano após perder outras duas eleições, em 2016 e 2022, quando tentou se eleger prefeito de São Paulo e governador do estado, respectivamente.
Nascido em São Luís, no Maranhão, o candidato migrou para São Paulo na década de 1990. Na capital paulista, formou-se em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e passou a trabalhar como operador de trens do Metrô, estatal paulista.
Altino foi presidente do Sindicato dos Metroviários por duas vezes e, atualmente, é diretor licenciado da entidade. Em outubro de 2023, acabou suspenso de suas funções no Metrô após participar de uma “paralisação surpresa” com outros colegas. A decisão foi revertida na Justiça e ele foi reintegrado ao posto de trabalho.
Em 2013, o sindicalista foi preso durante uma manifestação do Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa, sendo liberado no dia seguinte. Na época, Altino chamou a prisão de arbitrária.
“Me apresentei como presidente do Sindicato dos Metroviários e eles simplesmente me detiveram”, afirmou Altino, em entrevista coletiva a jornalistas na ocasião.
O candidato declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter R$ 385 mil em bens, que corresponde à metade do valor de uma casa em seu nome. Altino tem duas filhas e um neto.