metropoles.com

Quem confrontar a polícia “vai se dar mal”, diz Tarcísio de Freitas

Declaração do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi dada nesta quinta (29/2) ao comentar denúncias de abusos cometidos pela PM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
policial foto colorida do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atrás de um brasão do governo paulista - Metrópoles
1 de 1 policial foto colorida do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atrás de um brasão do governo paulista - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta quinta-feira (29/2) que quem confrontar a polícia “vai se dar mal”. A declaração foi dada ao ser questionado sobre as denúncias de abusos e violência praticadas por policiais militares durante operação na Baixada Santista, no litoral de São Paulo.

“Aí fica esse negócio, e vem… Gente, o combate, infelizmente, é duro. A gente não quer o confronto, mas a polícia está preparada para o confronto. E quem confrontar vai se dar mal”, disse.

A operação da PM no litoral paulista já deixou 38 mortos em supostos confrontos desde o dia 3 de fevereiro, após a morte do soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo. Desde então, a ação policial tem sido alvo de uma série de críticas e denúncias. Na última segunda (26/2), diversas entidades entregaram um relatório ao procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, com depoimentos que apontam para execuções, tortura e invasão de domicílio.

Na semana passada, Tarcísio promoveu também uma mudança vista como sem precedentes em meio a uma gestão, com a troca de 34 dos 63 coronéis da PM. Segundo oficiais da reserva e da ativa, a alteração se deu para afastar quem é favorável ao uso de câmeras corporais e contrário à alta letalidade de operações como a da Baixada Santista. Isso privilegiaria pessoas próximas ao secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite, que faz parte da ala radical do bolsonarismo.

Antes da declaração, Tarcísio afirmou que a Operação Verão, no litoral paulista, já tem mais de 700 presos e mais de meia tonelada de droga apreendida.

Segundo o governador, o alvo da operação é o crime organizado. “A gente está travando um combate contra o crime organizado, que tomou espaços do nosso território. Esse combate é duro, esse combate é difícil. É um combate que está sendo orientado por inteligência”, disse.

Tarcísio afirmou também que não pretende ceder às pressões. “Seria muito fácil para nós, ah, eu estou vendo o que está acontecendo, estou vendo traficantes armados, armados de fuzil, de pistola e dizer ‘não vou combater, porque isso, de repente, gera uma repercussão negativa na mídia, tem uma pressão da imprensa, não quero essa pressão’. E muitos fizeram isso no passado”, disse. “Nós resolvemos ‘eu vou combater, porque nós queremos devolver os espaços para o cidadão’. Nós queremos limpar essas áreas dessa chaga que é o tráfico de drogas”, afirmou.

O governador também citou a morte do soldado da Rota e disse que a população é coagida por criminosos a dar declarações contra a polícia. “De repente, a gente sabe o quanto aquelas pessoas daquelas comunidades são pressionadas pelo próprio tráfico de drogas para dizer isso ou aquilo”, afirmou.

Tarcísio aproveitou também para defender a corporação, dizendo que a PM é “extremamente profissional” e que cada operação e cada incursão é “precedida de um trabalho de inteligência”. “Estamos monitorando alguns criminosos do PCC lá há muitos dias, esperando a hora certa de fazer a incursão, de fazer a abordagem, prendê-los”, disse. “Outra coisa, interessa para nós prender. Porque um criminoso preso é uma fonte de informação”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?