metropoles.com

Quedas de balão aumentam em SP e Enel alerta contra acidentes na rede

Responsável pela distribuição de energia em SP, Enel alerta para problemas na rede elétrica causados pelos balões, tradicional nesta época

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de balão de ar no céu. Objetos são tradicionais em festa juninas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de balão de ar no céu. Objetos são tradicionais em festa juninas - Metrópoles - Foto: Getty Images

São Paulo — Levantamento da Enel, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo, mostra que o número de clientes impactados por quedas de balão aumentou significativamente no segundo trimestre deste ano. O aumento da prática, que é considerada uma antiga tradição em festas juninas, costuma ser um padrão nesta época do ano.

Em 2024, mais de 24 mil pessoas sofreram com a interrupção no fornecimento de energia por conta de balões. Desse dado, cerca de 13,5 mil foram afetadas já no segundo trimestre. E o período está com a contagem de casos ainda em aberto.

Esse aumento também foi registrado em 2023, quando o número subiu 95% no mesmo recorte.

Segundo a Enel, 30 ocorrências envolvendo balões já foram registradas na região metropolitana de São Paulo entre janeiro e maio deste ano e afetou quase 6,2 mil clientes.

Apesar de tradicional em festas juninas, a prática é considerada crime ambiental. Segundo o gerente do Centro de Operação da Enel, Shigueo Yonashiro Neto, o criiime também pode causar acidentes:

“Além de ser crime ambiental, podem causar acidentes. Quando são soltos próximos à rede elétrica, o perigo é ainda maior, aumentando riscos de incêndios”.

Dicas para festejar

Além dos balões, outras práticas relacionadas à festa podem afetar a rede elétrica da região. Segundo a companhia, o uso de bandeirinhas de enfeite, benjamim sobrecarregado e gambiarras e emendas mal feitas podem atrapalhar a comemoração.

Para evitar problemas, a Enel divulgou algumas dicas para as datas comemorativas. São elas:

  • Não pendure bandeirinhas na rede elétrica e não utilize os postes para fazer decorações;
  • Utilize materiais isolantes, como borracha e papel para confeccionar enfeites; assim evita-se uma possível condução de energia ao ter contato com a rede elétrica;
  • Não aproveite bocais de lâmpadas para pendurar os enfeites. Além de choques elétricos, a ação pode provocar incêndios;
  • Contrate empresas habilitadas para realizar o aterramento elétrico de barraquinhas, palcos, arquibancadas e demais estruturas metálicas;
  • Não solte fogos de artifício na direção dos postes e das redes de distribuição de energia. O uso desses artefatos é mais seguro se realizado em locais amplos e distantes da rede elétrica. É importante lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância de outras pessoas, além de verificar a procedência dos fogos e se certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas;

As fogueiras também são um aspecto que precisam de atenção. A companhia recomenda que não se acenda fogo embaixo da rede elétrica, visto que a o calor pode superaquecer os fio e causando um rompimento. A Enel ainda recomenda locais abertos e sem rede elétrica para tal prática.

A distribuidora de energia elétrica em São Paulo ainda ressalta que somente técnicos da companhia, treinados para o trabalho e utilizando equipamentos de segurança, estão aptos para fazer intervenções na rede elétrica.

Além das medidas direcionadas às festas juninas, a companhia recomenda alguns cuidados gerais, como respeitar a distância de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV, evitar uso de benjamim, gambiarra e emendas mal feitas, visto que podem superaquecer e causar um curto-circuito. Prefira filtros de linha porque são mais seguros.

Por fim, não deixe cabos de energia soltos pelo chão. Faça o isolamento correto, assim como o de geradores, que só devem ser manuseados por técnicos especializados por conta dos riscos elétricos e por envolver combustível.

Caso aconteça algum acidente a companhia determina que o local seja isolado imediatamente, sem permitir a entrada de outras pessoas. Objetos em contato com fios não devem ser retirados do local até a chegada de um profissional para desligar a energia. E sempre acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?