Queda de balão pode ter causado fogo no Parque do Jaraguá, diz governo
Moradores da região teriam visto balão sobrevoando área que foi atingida por incêndio no último sábado; fogo consumiu 3 hectares do parque
atualizado
Compartilhar notícia
A pasta afirma que moradores da região relataram ter visto um balão sobrevoando a área que foi consumida pelas chamas e o caso é apurado internamente como incêndio com foco criminoso.
O fogo atingiu 3 hectares do parque, o equivalente a quatro campos de futebol. Como mostrou o Metrópoles, um trabalho conjunto que reuniu equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas indígenas e funcionários do parque ajudou a conter o avanço das chamas.
Brigadistas do Parque Municipal do Anhanguera, que pertence à Prefeitura de São Paulo, também ajudaram na operação.
No total, segundo a secretaria, cerca de 30 pessoas participaram do combate ao incêndio, que contou com o uso de dois caminhões-pipa, além de motobombas, mochilas costais, abafadores e vassouras de bruxa.
Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o fogo não atingiu a fauna do parque.
Uma das poucas áreas preservadas da Mata Atlântica no estado, o Parque Estadual do Jaraguá tem 492 hectares e abriga o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital paulista, com 1.135 metros de altitude.
Imagens gravadas pela brigadista indígena Sonia Barbosa registraram o fogo avançando pelo morro durante o incêndio. Assista:
Infrações com balões
O número de infrações envolvendo a fabricação, venda, transporte ou ato de soltar balões aumentou 44% em São Paulo nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao ano passado.
Entre janeiro e abril de 2023, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística registrou 9 autos de infração por fabricação, venda, transporte ou ato de soltar balões em São Paulo. No mesmo período deste ano, foram 13.