metropoles.com

Quebra de sigilo indica onde helicóptero pousou antes de sumir em SP

Antenas telefônicas permitiram que a Polícia Civil encontrasse local em que celular de passageiro emitiu sinal antes de helicóptero sumir

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Força Aérea Brasileira
Foto colorida mostra aeronave da Força Aérea Brasileira sobrevoando Vale do Paraíba
1 de 1 Foto colorida mostra aeronave da Força Aérea Brasileira sobrevoando Vale do Paraíba - Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

São Paulo — A Polícia Civil de São Paulo conseguiu identificar o local onde o helicóptero de matrícula PR-HDB pousou antes de sumir na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, na véspera do Ano-Novo.

As buscas pela aeronave chegaram ao oitavo dia nesta segunda-feira (8/1). Raphael Torres, Luciana Rodzewics, Letícia Ayumi e o piloto Cassiano Teodoro seguem desaparecidos.

O helicóptero partiu do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital, em direção a Ilhabela, no litoral norte do estado. Devido às más condições climáticas, o piloto teria decidido retornar no meio do caminho. Por volta das 15h, Letícia enviou uma mensagem de WhatsApp ao namorado dizendo que a aeronave havia pousado “no meio do mato”.

4 imagens
Troca de mensagens entre Letícia e o namorado mostra imagens de pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer
Fotografia da vista do helicóptero que desapareceu mostra área de mata fechada e bastante neblina
Outra foto enviada por Letícia mostra helicóptero pousado no chão
1 de 4

Letícia enviou mensagens ao namorado citando pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer

Arquivo pessoal
2 de 4

Troca de mensagens entre Letícia e o namorado mostra imagens de pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer

Arquivo pessoal
3 de 4

Fotografia da vista do helicóptero que desapareceu mostra área de mata fechada e bastante neblina

Arquivo pessoal
4 de 4

Outra foto enviada por Letícia mostra helicóptero pousado no chão

Arquivo pessoal

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a equipe de inteligência do Departamento de Operações Especiais (Dope) conseguiu identificar o local onde o helicóptero pousou, a partir de antenas telefônicas. Na semana passada, a polícia obteve autorização da Justiça para quebrar o sigilo e ter acesso à localização do aparelho, conforme registrado pelas torres de telefonia.

Com isso, foi possível identificar onde o celular de uma das pessoas que estava na aeronave emitiu sinal pela última vez, próximo à Represa de Paraibuna. Os aparelhos dos demais tripulantes não foram detectados pelas antenas.

“Após autorização do Poder Judiciário, os policiais da Unidade de Inteligência do Dope tiveram acesso à localização de antenas (ERBs) dos celulares, com o objetivo de localizar a aeronave e os seus tripulantes. A Polícia Civil esclarece que não foi realizada a interceptação telefônica de áudio, dados telemáticos, ou mensagens de texto dos ocupantes do helicóptero desaparecido”, diz a Secretaria da Segurança Pública em nota.

Buscas

As buscas da Polícia Civil de São Paulo ocorrem em paralelo às da Força Aérea Brasileira (FAB). Até o momento, as aeronaves da FAB já realizaram 56 horas de voo em busca do helicóptero, em uma área de 5 mil quilômetros quadrados.

Segundo a FAB, as buscas são prejudicadas pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso na região.

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que as aeronaves SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, realizaram o sétimo dia de buscas ao helicóptero, de matrícula PR-HDB, desaparecido no litoral de São Paulo (SP). Até o momento, as aeronaves da FAB já cumpriram aproximadamente 56 horas de voo”, diz a FAB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?