metropoles.com

Quatro baleias são encontradas mortas no litoral norte de São Paulo

Quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas em São Sebastião e Ubatuba nos últimos meses, aponta estudo do Instituto Argonauta

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Instituto Argonauta
Carcaça de baleia à beira do mar - Metrópoles
1 de 1 Carcaça de baleia à beira do mar - Metrópoles - Foto: Divulgação/Instituto Argonauta

São Paulo — Quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas no litoral norte paulista nas últimas semanas, de acordo com o balanço publicado pelo Instituto Argonauta nesta quinta-feira (11/7). Com esses registros, sobe para seis o número de ocorrências nos últimos meses na região.

Foram três casos em São Sebastião, nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba. A quarta baleia foi avistada por pescadores na região da praia de Picinguaba, em Ubatuba.

2 imagens
Quatros baleias-jubarte foram encontradas mortas nas últimas semanas no litoral paulista
1 de 2

Quatros baleias-jubarte foram encontradas mortas nas últimas semanas no litoral paulista

2 de 2

Quatros baleias-jubarte foram encontradas mortas nas últimas semanas no litoral paulista

Divulgação/Instituto Argonauta

Por conta do estado avançado de decomposição em que se encontravam, não foi possível identificar a causa da morte dos animais, informou o instituto.

O oceanólogo Hugo Gallo Neto, presidente da instituição, afirmou que a mortalidade destes animais pode estar relacionada a várias causas, “entre elas a falta de alimento, doenças, interação incidental com a pesca e até mesmo abalroamento [colisão] com embarcações”.

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS, informou que as carcaças foram registradas e materiais foram coletados “para futuras análises e pesquisas sobre a ocorrência destes animais na região”.

As baleias-jubarte são mamíferos marinhos que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. São animais migratórios que anualmente percorrem grandes distâncias ao longo da costa brasileira — no outono e no inverno migram sentido nordeste do Brasil, para reprodução, dar à luz e alimentar seus filhotes. É nessa época que cruzam o litoral paulista, aumentando os avistamentos. Durante o verão, retornam para os mares antárticos para se alimentarem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?