Saiba quando vai chover em São Paulo. E pode ser “chuva preta”
Previsão aponta que deve chover no domingo (15/9) e na segunda-feira (16/9) em São Paulo. Há chance de “chuva preta” no estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Após dias de tempo muito seco e temperaturas elevadas, deve chover em São Paulo neste domingo (15/9) e na segunda-feira (16/9). Além disso, é possível que, em algumas regiões, haja “chuva preta”, ou seja, queda de fuligem.
Segundo a Climatempo, é possível que a quantidade de fumaça sobre o estado aumente devido ao deslocamento de uma frente fria, com ventos moderados a fortes na sexta-feira (13/9) e no sábado (14/9).
A frente fria deve passar por São Paulo entre domingo e segunda, trazendo o potencial de provocar chuva no litoral, na Grande São Paulo e em diversas áreas do interior. De acordo com o portal meteorológico, a chuva não será generalizada e não deve persistir por muitas horas, mas pode cair forte em alguns locais.
No litoral paulista, por exemplo, há potencial para chuva forte e volumosa. O vento forte e o agito do mar também poderão causar transtornos para a população. Além de aumentar a fumaça e trazer a chuva, a Climatempo aponta que, neste fim de semana, redemoinhos de fumaça e de poeira e levantamento de cortina de poeira podem ser observados em algumas regiões.
A “chuva preta” já está sendo registrada na zona oeste da capital, na divisa com Osasco, nesta quinta-feira (11/9). É previsto que o interior de São Paulo, onde as queimadas foram intensas, sinta o fenômeno com mais intensidade. Nas imagens captadas por satélites meteorológicos é possível identificar densas plumas de fumaça que saem de grandes aglomerados de focos de fogo.
Veja:
Os benefícios desta frente fria, que, por causa dos ventos e chuvas, pode aliviar o calor, aumentar a umidade relativa do ar, baixar a poeira e a fumaça e trazer o céu azul de volta, não irão durar muito tempo. A Climatempo prevê que o calor, a fumaça e o ar seco voltem para São Paulo antes do fim da próxima semana.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a temperatura mínima prevista para o sábado é de 20°C na madrugada e de 34°C nas horas de maior aquecimento, em decorrência do predomínio de sol entre poucas nuvens. É possível a ocorrência de eventuais rajadas de vento a partir da tarde, em função da aproximação da frente fria. A quantidade de nuvens vai aumentar no período noturno, mas sem previsão de chuva.