Quaest: gestão Tarcísio tem piora na avaliação da Segurança Pública
Pesquisa ouviu 1.650 eleitores no estado de São Paulo entre os dias 4 e 9 de dezembro. Avaliação geral da gestão Tarcísio se manteve estável
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira (12/12) aponta que, na Segurança Pública, o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é avaliado como negativo por 37% dos entrevistados – uma piora na percepção em relação à pesquisa anterior, de abril deste ano, quando eram 31% os que consideravam negativo. O número de pessoas que classificam o item como positivo caiu: antes, eram 33%, agora são 27% dos paulistanos.
Na avaliação geral, no entanto, ao final do segundo ano de seu mandato, 61% dos eleitores aprovam o governo Tarcísio no estado de São Paulo. O resultado é praticamente estável em relação à pesquisa anterior, de abril deste ano, em que 62% aprovavam a gestão. Tarcísio é reprovado por 26% dos entrevistados.
Ainda segundo a pesquisa, no geral, 37% dos eleitores consideram a gestão Tarcísio como positiva, uma diminuição de 4 pontos percentuais em relação à abril de 2024, quando 41% a avaliavam positivamente. A porcentagem que avalia o governo atual como regular é a mesma: 37% – um acréscimo de 2 pontos percentuais em comparação com abril. Consideram a gestão negativa 13% dos entrevistados, frente a 16% na pesquisa anterior.
Aprovação do governo Tarcísio de Freitas:
- Aprovam: 61%
- Desaprovam: 26%
- Não sabem/Não responderam: 12%
O destaque da gestão de Tarcísio continua sendo a área de Infraestrutura e Mobilidade, com avaliação positiva de 45%, seguida por geração de emprego e renda (43%).
As piores avaliações são na Segurança Pública (37% de avaliação negativa), Saúde (34%) e Transporte Público (26%).
Entre os residentes do interior de São Paulo, 40% avaliam o governo positivamente, contra 36%, que consideram a gestão regular. Na região metropolitana e na capital, 33% o consideram positivo, contra 39%, que o avaliam como regular.
Para 43% dos entrevistados, São Paulo está igual, enquanto 35% pensam que o estado está melhorando, 17% dos eleitores consideram que tem piorado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro. Foram feitas presencialmente 1.650 entrevistas com eleitores paulistas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Eleições 2026
A pesquisa dedicou um bloco às eleições de 2026, nas quais o governador Tarcísio de Freitas lidera as intenções de voto, com 33%. Em seguida, vem o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 22% das intenções. Depois, aparecem o influenciador Pablo Marçal (16%) e o ministro Márcio França (6%).
Confira:
- Tarcísio de Freitas: 33%
- Fernando Haddad: 22%
- Pablo Marçal: 16%
- Márcio França: 6%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não iria votar: 16%