metropoles.com

Quaest: gestão Tarcísio tem piora na avaliação da Segurança Pública

Pesquisa ouviu 1.650 eleitores no estado de São Paulo entre os dias 4 e 9 de dezembro. Avaliação geral da gestão Tarcísio se manteve estável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alessandro Dantas/PT no Senado
tarcisio-freitas
1 de 1 tarcisio-freitas - Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

São Paulo – Pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira (12/12) aponta que, na Segurança Pública, o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é avaliado como negativo por 37% dos entrevistados – uma piora na percepção em relação à pesquisa anterior, de abril deste ano, quando eram 31% os que consideravam negativo. O número de pessoas que classificam o item como positivo caiu: antes, eram 33%, agora são 27% dos paulistanos.

Na avaliação geral, no entanto, ao final do segundo ano de seu mandato, 61% dos eleitores aprovam o governo Tarcísio no estado de São Paulo. O resultado é praticamente estável em relação à pesquisa anterior, de abril deste ano, em que 62% aprovavam a gestão. Tarcísio é reprovado por 26% dos entrevistados.

Ainda segundo a pesquisa, no geral, 37% dos eleitores consideram a gestão Tarcísio como positiva, uma diminuição de 4 pontos percentuais em relação à abril de 2024, quando 41% a avaliavam positivamente. A porcentagem que avalia o governo atual como regular é a mesma: 37% – um acréscimo de 2 pontos percentuais em comparação com abril. Consideram a gestão negativa 13% dos entrevistados, frente a 16% na pesquisa anterior.

Aprovação do governo Tarcísio de Freitas:

  • Aprovam: 61%
  • Desaprovam: 26%
  • Não sabem/Não responderam: 12%

O destaque da gestão de Tarcísio continua sendo a área de Infraestrutura e Mobilidade, com avaliação positiva de 45%, seguida por geração de emprego e renda (43%).

As piores avaliações são na Segurança Pública (37% de avaliação negativa), Saúde (34%) e Transporte Público (26%).

Entre os residentes do interior de São Paulo, 40% avaliam o governo positivamente, contra 36%, que consideram a gestão regular. Na região metropolitana e na capital, 33% o consideram positivo, contra 39%, que o avaliam como regular.

Para 43% dos entrevistados, São Paulo está igual, enquanto 35% pensam que o estado está melhorando, 17% dos eleitores consideram que tem piorado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro. Foram feitas presencialmente 1.650 entrevistas com eleitores paulistas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Eleições 2026

A pesquisa dedicou um bloco às eleições de 2026, nas quais o governador Tarcísio de Freitas lidera as intenções de voto, com 33%. Em seguida, vem o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 22% das intenções. Depois, aparecem o influenciador Pablo Marçal (16%) e o ministro Márcio França (6%).

Confira:

  • Tarcísio de Freitas: 33%
  • Fernando Haddad: 22%
  • Pablo Marçal: 16%
  • Márcio França: 6%
  • Indecisos: 7%
  • Branco/Nulo/Não iria votar: 16%

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?