Quadrilha que adulterava validade de suplementos alimentares é presa
Grupo comprava produtos próximos da data do vencimento e remarcava as embalagens para revender mais caro; cinco pessoas foram detidas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Cinco pessoas foram presas nessa segunda-feira (20/5) em bairros das zonas norte e leste de São Paulo e na cidade de Guarulhos, na região metropolitana, suspeitas de comercializar suplementos alimentares vencidos.
Segundo investigação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a quadrilha comprava a mercadoria próxima do vencimento e alterava o prazo de validade para revender os produtos.
De acordo com o Deic, os suspeitos gerenciavam duas empresas envolvidas nas fraudes, identificadas durante as investigações.
A apuração começou após uma apreensão de equipamentos eletrônicos, onde surgiram indícios do funcionamento de uma associação criminosa voltada à prática de crimes contra a saúde pública pelos representantes das empresas que atuam no ramo de comércio de suplementos alimentares e artigos esportivos.
Os agentes do Deic descobriram que os envolvidos adquiriam mercadorias de grandes fabricantes desses produtos. As encomendas eram feitas de lotes cuja a validade estava próxima do vencimento.
Então, as embalagens recebidas passavam por um processo de remarcação e tinham as datas adulteradas por funcionários das revendas investigadas.
Nos endereços, a equipe recolheu durante o cumprimento dos mandados diversos produtos com as datas de validade expiradas ou prestes a vencer. Os policiais encontraram ainda equipamentos utilizados para remarcar as embalagens e instrumentos para a adulteração.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os cinco presos vão responder por falsificação de produtos alimentícios e associação criminosa. Eles permanecem à disposição da Justiça.