metropoles.com

PT vai tentar barrar na Justiça artigo que livra Bolsonaro de multas

Bancada do PT na Alesp moverá ação contra artigo de projeto aprovado na terça-feira que anistia multas da pandemia e beneficia Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Romeo/Alesp
Fotografia colorida de Paulo Fiorilo, ao lado de outros deputados estaduais, no plenário da Alesp - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Paulo Fiorilo, ao lado de outros deputados estaduais, no plenário da Alesp - Metrópoles - Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

São Paulo – Líder do PT na Assembleia Legislativa (Alesp), o deputado estadual Paulo Fiorilo (foto em destaque) anunciou que acionará a Justiça paulista para tentar barrar o artigo de uma lei aprovada na terça-feira (17/10) que livra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) das multas para quem descumpriu medidas sanitárias durante a pandemia de Covid-19.

Aprovado nessa terça-feira, o projeto estabelece o parcelamento de débitos inscritos na dívida ativa do estado e tem um artigo que concede anistia às multas aplicadas a quem desrespeitou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos no estado durante a pandemia. É o caso de Jair Bolsonaro, que acumula mais de R$ 1 milhão em multas aplicadas na gestão do ex-governador João Doria por não usar máscara.

Esse artigo, classificado pela oposição como “jabuti” – termo utilizado quando uma emenda é acrescentada a um projeto sem ter relação com o assunto –, foi votado separadamente e aprovado com 52 votos a favor, quatro a mais do que o mínimo necessário. Dois deputados se abstiveram e 26 parlamentares votaram contra.

“Nós vamos judicializar porque não é possível que a Assembleia faça, de um jeito equivocado, a anistia das multas para aqueles que tripudiaram da Covid no período mais crítico da pandemia, quando a gente ainda não tinha vacina”, disse Fiorilo.

No projeto de lei, o governo Tarcísio, que é afilhado político de Bolsonaro, argumentou que a administração tem sido sobrecarregada “com o gerenciamento de processos administrativos e de cobranças de multas sem finalidade arrecadatória”.

Com a aprovação do texto, que agora seguirá para a sanção do governador, o governo estadual abrirá mão de arrecadar R$ 72 milhões em multas aplicadas durante a gestão de João Doria, desafeto de Bolsonaro, que decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos.

O projeto foi enviado à Alesp em agosto e teve a votação adiada mais de uma vez diante da dificuldade da base governista em levar o número mínimo de parlamentares ao plenário para garantir a aprovação. A votação dessa terça-feira ocorreu horas após uma reunião do governador com a base para apresentar o projeto de privatização da Sabesp, o primeiro que passou pelos deputados antes de ser enviado pelo Executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?