metropoles.com

PT sinaliza apoio ao candidato de André Mendonça para o TCE de SP

Apontado como o ministro “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro, André Mendonça procurou dirigentes do PT em SP para indicar nome ao TCE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
André Mendonça durante cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF e Luís Roberto Barroso, assume a vice-presidência do supremo 12
1 de 1 André Mendonça durante cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF e Luís Roberto Barroso, assume a vice-presidência do supremo 12 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) tem discutido apoiar a indicação do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, apadrinhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).

Com a aposentadoria do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, em 24 de setembro, caberá à Alesp indicar quem será o próximo conselheiro da Corte, responsável por fiscalizar as despesas e julgar as contas do governo do estado e das prefeituras paulistas.

Na semana passada, conforme publicado pelo Metrópoles, Mendonça procurou dirigentes estaduais do PT em Brasília para discutir o apoio a Maxwell, conhecido como Max, que foi diretor do Detran paulista entre 2017 e 2019, nos governos do PSDB, e diretor da Telebras durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Ao PT, o ministro “terrivelmente evangélico” indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) argumentou que Max é um nome técnico. Internamente, o partido vê o advogado como uma alternativa mais competitiva para desbancar a candidatura do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), considerada “impositiva” por petistas consultados pela reportagem.

Bertaiolli é visto internamente como o favorito, já que sua candidatura foi costurada em um acordo entre Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e Gilberto Kassab (PSD), secretário estadual de Governo. O deputado federal também conta com o aval do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Valdemar faz “pedido pessoal” no PL por apoio a conterrâneo no TCE

PT rechaça apoio a Bertaiolli

Nessa terça-feira (29/8), após uma reunião da bancada do PT na Alesp com o presidente estadual da sigla, o deputado federal Kiko Celeguim, o partido anunciou que não apoiará a indicação de Bertaiolli ao TCE.

A bancada petista citou a “falta de critérios e métodos” no processo de escolha do próximo conselheiro, divulgada pelo Metrópoles, como um dos principais motivos para não endossar a candidatura de Bertaiolli. O partido ingressou com uma Questão de Ordem pedindo transparência no processo.

“Até quando vai se engolir aqui o que é vontade do Tarcísio, ou do Kassab, ou do Valdemar, que não está aqui? Sentam três caciques, Valdemar, Kassab e Tarcísio e ditam o que a Assembleia tem que fazer”, disse o deputado Emídio de Souza (PT) no plenário nesta terça.

Em nota pública, o partido afirmou que seus deputados devem fornecer assinaturas tanto para Max quanto para o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), que também se candidatou à vaga. No entanto, na reunião foi sinalizado que o nome a ser apoiado pelo partido é o de Max.

Madalena conta com a simpatia de muitos parlamentares por ser um deputado da atual legislatura, algo que muitos concordam ser interessante para a própria Alesp a longo prazo, já que o TCE fiscaliza as despesas de prefeituras e muitos deputados estaduais costumam se eleger prefeitos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?