metropoles.com

PT rechaça apoio a candidato de Valdemar, Kassab e Tarcísio para o TCE

Após reunião nesta 3ª, bancada do PT na Alesp anunciou que pedirá mais transparência no processo de escolha de conselheiros do TCE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Romeo/Alesp
Fotografia colorida de Paulo Fiorilo, ao lado de outros deputados estaduais, no plenário da Alesp - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Paulo Fiorilo, ao lado de outros deputados estaduais, no plenário da Alesp - Metrópoles - Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

São Paulo – A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) anunciou, nesta terça-feira (29/8), que não apoiará a indicação do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) para a próxima vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que abrirá em setembro com a aposentadoria do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues.

A decisão foi anunciada pela federação entre PT e PCdoB, após uma reunião entre os deputados e o presidente estadual petista, o deputado federal Kiko Celeguim.

Bertaiolli é o nome apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e teve a candidatura definida em acordo entre Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e Gilberto Kassab (PSD), secretário estadual de Governo e presidente do PSD.

Em nota, o PT afirmou que os deputados da federação devem fornecer assinaturas em apoio às indicações do deputado estadual Ricardo Madalena (PL) e do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, cuja candidatura é defendida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

Na semana passada, Mendonça procurou a bancada paulista do PT para pedir apoio à indicação de Maxwell. Internamente, alguns deputados preferem que a indicação seja de um parlamentar vindo da própria Alesp.

Falta de critérios

A bancada do PT citou a “falta de critérios e métodos” no processo de escolha do próximo conselheiro, divulgada pelo Metrópoles, como um dos principais motivos para não endossar a candidatura de Bertaiolli. O partido ingressou com uma Questão de Ordem pedindo transparência no processo.

Para indicar um conselheiro ao TCE, os deputados precisam reunir um mínimo de 48 assinaturas – a maioria simples da Casa, com 94 parlamentares – em favor de um candidato. Na sequência, a Mesa Diretora deve formalizar a candidatura por meio de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) e o candidato deve ser aprovado em uma sabatina antes de ter o nome votado no plenário da Casa.

No entanto, o regimento interno da Casa e a Constituição Estadual não fornecem detalhes sobre o processo de indicação para vaga de conselheiro do TCE, órgão responsável por fiscalizar as despesas e julgar as contas do governo estadual e de 644 prefeituras paulistas — a exceção é a capital, fiscalizada pelo tribunal municipal.

A falta de uma norma concreta e oficial para o processo, segundo parlamentares consultados pelo Metrópoles, dá margem para que os deputados possam apoiar a indicação de mais de um nome para o TCE. No caso de duas candidaturas formais, caberia à Mesa Diretora, comandada pelo presidente da Alesp, André do Prado (PL), pupilo de Valdemar, definir qual delas seria colocada em votação na forma de um PDL.

“Em razão das lacunas e ausências de procedimentos no Regimento Interno da Assembleia Legislativa, no que concerne à indicação para as vagas ao TCE pelo Legislativo, a Bancada vai protocolar uma Questão de Ordem à mesa diretora da Alesp no sentido de garantir a transparência do processo para esta e outras indicações que a Assembleia Legislativa terá que realizar em face de outras vacâncias no Tribunal de Contas do Estado”, diz o PT em nota.

Até o fim de 2025, a Alesp indicará três dos quatro conselheiros que se aposentarão no TCE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?