metropoles.com

PT prepara evento para selar apoio a Boulos na eleição para prefeito de SP

PT deve confirmar na esfera municipal apoio já firmado entre Guilherme Boulos e o presidente Lula na eleição para prefeito de SP em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de Guilherme Boulos, homem branco, de cabelo e barba aparada castanha, gesticulando com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Guilherme Boulos, homem branco, de cabelo e barba aparada castanha, gesticulando com as mãos - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo — O PT deve formalizar o apoio do partido à candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) para a Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem em um evento marcado para o próximo sábado (5/8), em um sindicato no centro da capital paulista.

O partido realizou reuniões das chamadas zonais da legenda em diferentes regiões da cidade ao longo de julho, e deve sacramentar a decisão em um congresso municipal. Dirigentes do PT paulistano esperam as presenças da presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ex-prefeito da capital.

Embora o apoio do PT a Boulos tenha sido acordado ainda no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parte do diretório municipal do PT vem trabalhando contra o acordo.

Esses petistas, ligados ao clã Tatto, família que tem quatro parlamentares na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, têm interlocução com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e defendiam que o partido lançasse candidato próprio nas eleições.

Lula fez o acordo com Boulos nas discussões das eleições estaduais do ano passado. Boulos concordou em retirar sua candidatura a governador e apoiar Fernando Haddad — que acabou derrotado por Tarcísio de Freitas — em troca do apoio do PT a ele nas eleições municipais.

Eleição de Boulos no PT

No fim de semana, os membros das zonais do partido vão eleger o candidato do partido. Há expectativa de que apenas uma proposta – o apoio ao pré-candidato do PSol – seja apresentada, mas petistas não descartam que os Tatto ou algum de seus aliados apresentem nomes alternativos de última hora.

O partido deverá fazer uma discussão posterior para a indicação do candidato a vice. O PSol já concordou que caberá ao PT a indicação do nome para compor a chapa com Boulos, que é coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Um dos nomes cotados para a vaga é o de Ana Estela Haddad, mulher do ministro da Fazenda e atual secretária nacional de Saúde Digital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?