PT empata com o Novo em número de prefeituras no 1º turno em SP
Ambas as siglas elegeram três prefeitos no primeiro turno. Desempenho é melhor do que o de 2020 tanto para o PT quanto para o Novo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Novo elegeram o mesmo número de prefeitos no estado de São Paulo no primeiro turno das eleições de 2024, com três vitórias cada. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu vencedora nas cidades de Lucianópolis, com o candidato Canelinha (63,69%); Matão, com Cido Ferrari (63,94%); e Santa Lúcia, com Junior da Farmácia (100%), único candidato à Prefeitura da cidade.
Os petistas ainda estão no segundo turno em três municípios: Diadema, Mauá e Sumaré. Nas outras 129 cidades em que tentava a prefeitura, o PT saiu derrotado.
Em 2020, o partido venceu em dois municípios no primeiro turno: Matão, com Adauto, e Araraquara, com Edinho Silva, que não conseguiu eleger a sucessora, Eliana Honain. Naquela eleição, os petistas também conseguiram levar a disputa para o segundo turno em três cidades e saíram vitoriosos em duas: Diadema e Mauá.
Já o Novo venceu, desta vez, em Adamantina, com José Tiveron (39,44%); Pirassununga, com Fernando Lubrechet (33,80%); e Rinópolis, com Graziela Tome (51,61%). O partido perdeu em 36 municípios nos quais se candidatou. O resultado representa uma evolução positiva para a sigla, que tentou a prefeitura em seis cidades em 2020 e terminou a disputa sem conquistar nenhuma.
Na época, o Novo encerrou a eleição com cinco derrotas e uma candidatura indeferida — a de Filipe Sabará, que tentava o comando da capital paulista.