metropoles.com

PSol aciona Justiça para obrigar governo Tarcísio a aderir a livros do MEC

Governo de São Paulo recusou livros didáticos do Ministério da Educação e chegou a dizer que alunos teriam conteúdo 100% digital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay/ Pexels
Foto colorida de uma estante de livros
1 de 1 Foto colorida de uma estante de livros - Foto: Pixabay/ Pexels

São Paulo – Parlamentares do PSol, partido de oposição ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), ingressaram com uma ação na Justiça para obrigar o governo paulista a retornar ao Plano Nacional do Livro Didático (PLND) e receber os livros didáticos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A deputada federal Luciene Cavalcante, o deputado estadual Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi argumentaram, na ação, que há conflito de interesses da Secretaria de Educação de São Paulo em utilizar apenas materiais de digitais.

Conforme revelado pelo Metrópoles, o titular da pasta, Renato Feder, é acionista da Multilaser, uma das fornecedoras de equipamentos de informática da pasta, como notebooks. O caso é investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).

“Assim, o conflito de interesses é latente, assim como o desvio de finalidade consistente em próprio enriquecimento em detrimento da qualidade da educação, conforme está sendo investigado pelo Ministério Público”, diz a ação.

Diante das críticas, o governo anunciou que imprimirá os conteúdos digitais para os estudantes. Os psolistas apontaram no anúncio uma contradição, já que ao abrir mão do PLND, o Estado renunciou a R$ 200 mil em livros didáticos.

“Comprovado, portanto, o prejuízo ao patrimônio público pelo ato ilegal de saída do PNLD quando da substituição de materiais gratuitos pelo dispêndio de impressões de slides”, afirma a ação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?