PSDB nacional oficializa Datena e evita disputa com tucanos de SP
Colegiado da federação do PSDB com o Cidadania indica Datena à Prefeitura, em decisão que impede outros tucanos de SP de minar candidatura
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Em uma decisão na véspera da convenção do PSDB em São Paulo, que ocorre no sábado (27/7), o colegiado nacional da federação do partido com o Cidadania se reuniu, nesta sexta (26), e decidiu aprovar a candidatura do apresentador José Luiz Datena à Prefeitura e a chapa com 55 candidatos a vereador.
Na prática, a decisão impede que outros pré-candidatos disputem com Datena a indicação de candidato a prefeito pelo partido. Tucanos contrários à candidatura do apresentador, que defendem o apoio do PSDB à reeleição de Ricardo Nunes (MDB), pretendiam lançar o ex-presidente do diretório municipal da sigla, Fernando Alfredo, para disputar contra Datena a indicação na convenção.
“A aprovação se deu com base no art. 36 do estatuto da federação e na resolução Federação PSDB Cidadania 014/2024, publicada no Diário Oficial da União, que estabelecem que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como a capital paulista, a aprovação da escolha de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional”, diz o diretório nacional do PSDB, em nota.
A convenção deste sábado, ainda segundo o diretório nacional, servirá para confirmar o nome do candidato a vice de Datena, cujo nome ainda não está definido.
Caso Alfredo ou outro membro do partido proponha a indicação de um outro nome, a proposta será indeferida sumariamente.
Datena deu ao menos duas declarações em entrevistas nas últimas semanas em que cogitou que poderia desistir novamente de disputar eleição — esta é a quarta vez que ele se lança pré-candidato a cargos públicos.
Porém, na última quarta-feira (24), em reunião com o presidente da sigla, Marconi Perillo, e com o deputado federal Aécio Neves, ele garantiu que, desta vez, é para valer.