metropoles.com

PSDB destitui presidente da sigla em SP dois dias após eleição

Decisão do comando nacional do PSDB ocorreu após acusações de que eleições para a presidência paulista ocorreram de forma “ilegal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo de São Paulo
marco vinholi
1 de 1 marco vinholi - Foto: Governo de São Paulo

São Paulo – A executiva nacional do PSDB destituiu o ex-deputado Marco Vinholi (foto em destaque) da presidência estadual do partido em São Paulo. A decisão foi tomada na noite de sexta (8/3), dois dias após a eleição de Vinholi.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, acolheu duas representações que pediam a anulação da eleição que ocorreu na quarta (6/3). Uma delas foi feita pelo presidente municipal do partido na capital paulista, o ex-senador José Aníbal.

Tanto Perillo quanto José Aníbal pertencem ao grupo político mais próximo do governador do Rio Grande do Sul e ex-presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, que é de oposição a Vinholi, ligado ao ex-tucano João Doria.

Aníbal disparou uma série de mensagens para filiados na manhã de sábado classificando a eleição da executiva estadual como “ilegal”. Ele acusa Vinholi de ter convocado as eleições sem cumprir todos os trâmites e sem alertar todos os integrantes do diretório estadual.

Em nota, Vinholi disse que a eleição da última quarta-feira já havia sido adiada duas vezes e teve adesão de mais de 90% do diretório estadual, com a presença de 97 dos 105 membros.

“O resultado fala por si só, representa a vontade da imensa maioria do partido em São Paulo, onde a democracia partidária é um dos pilares fundamentais estabelecidos desde Mario Covas na construção do partido que se tornou um dos mais importantes partidos da história do estado de São Paulo”, diz o texto.

Em entrevista à Jovem Pan, Aníbal contestou o resultado ao alegar que a votação ocorreu de forma virtual e com voto aberto, quando deveria ter sido realizada de forma presencial e com o voto secreto: “Eu mesmo sou membro do diretório estadual e sequer fui convocado.”

Uma nova eleição para a executiva paulista deve ser convocada ainda esta semana. Procurado, o PSDB nacional ainda não se posicionou sobre a questão.

Briga interna do PSDB

A anulação da eleição de Vinholi é mais um capítulo na profunda crise enfrentada pelo PSDB a níveis municipal, estadual e nacional.

Em outubro do ano passado, enquanto ainda exercia a presidência nacional da sigla, Leite havia suspendido a convenção estadual e o mandato de Vinholi foi encerrado antes que houvesse nova votação.

Com a presidência paulista vaga, Leite nomeou uma comissão provisória no estado presidida pelo prefeito de São Caetano, Paulo Serra. Na ocasião, a ala ligada a Vinholi e Doria acusou o governador gaúcho de golpe.

Leite também havia anulado, em setembro, a eleição de Fernando Alfredo para a presidência da sigla na capital paulista. Alfredo era amigo pessoal do ex-prefeito tucano Bruno Covas e, assim como Vinholi, é próximo de Doria.

Já a escolha de José Aníbal à presidência municipal do PSDB, ao fim de fevereiro, se deu por indicação dos diretórios nacional e estadual, comandados por aliados de Leite. O mandato, apesar de provisório, vai durar até dezembro, o que lhe dará o controle do partido na cidade durante as eleições.

Aníbal foi escolhido por Perillo com uma missão: “dar protagonismo” à legenda em São Paulo, cidade onde o PSDB nasceu, como parte de um processo de reconstrução da sigla em todo o país.

Crise no PSDB

A disputa pelo comando do PSDB no estado ocorre em meio ao encolhimento do partido em São Paulo desde a derrota de Rodrigo Garcia ao governo em 2022.

Conforme o Metrópoles mostrou em outubro passado, a legenda já perdeu 10 mil filiados, entre eles prefeitos de cidades do interior que migraram para legendas como o PSD, do secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab.

Com a abertura da janela partidária deste mês, o partido também deve perder entre seis e sete dos oito vereadores da bancada tucana na Câmara Municipal paulistana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?