metropoles.com

PSDB de SP quer lançar a prefeito ex-deputado condenado por assédio

Ex-deputado estadual, Fernando Cury foi condenado após ter apalpado a colega Isa Penna no plenário da Alesp, em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Alesp
Imagem colorida mostra o deputado Fernando Cury, de terno preto, abraçando a deputada Isa Penna, de vestido preto, pelas costas e posiciona sua mão direita sobre o seio direito dela. os dois estão de costas, em pé - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o deputado Fernando Cury, de terno preto, abraçando a deputada Isa Penna, de vestido preto, pelas costas e posiciona sua mão direita sobre o seio direito dela. os dois estão de costas, em pé - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Alesp

São Paulo – Condenado em primeira instância na Justiça paulista por importunação sexual contra a então colega Isa Penna (imagem em destaque), o ex-deputado estadual Fernando Cury deve sair pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Itatinga, no interior do estado.

O anúncio será feito na tarde deste sábado (6/4) na Arena Bol, no centro da cidade, em meio à cerimônia simbólica de filiação de Cury ao partido – o ex-deputado consta como filiado do PSDB desde março deste ano.

No ano passado, Cury foi condenado a um ano e dois meses de reclusão em regime aberto por apalpar Isa Penna (PCdoB) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em dezembro de 2020.

A Justiça substituiu a pena de prisão por uma multa de 20 salários mínimos que devem ser destinados a uma entidade pública ou privada, além da prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período determinado pela sentença.

A cena foi registrada pela transmissão ao vivo da TV Alesp. Na ocasião, Cury era filiado ao Cidadania, partido do qual foi expulso após o episódio, e que atualmente possui federação com o PSDB – o acordo foi firmado em maio de 2022, um ano após Cury deixar a sigla.

Deputado não reeleito

Após o episódio, Cury teve o mandato suspenso por seis meses. Ele tentou a reeleição à Alesp em 2022 pelo União Brasil, mas não foi eleito.

Natural da cidade vizinha de Botucatu, a menos de 40 km de Itatinga, o ex-deputado mudou seu domicílio eleitoral para concorrer em um município cujo eleitorado é de 13,8 mil pessoas.

Um convite ao ato de filiação, divulgado em aplicativos de mensagens, aponta Cury como o “o deputado que mais fez por Itatinga” e responsável pelo envio de milhares de reais em emendas ao município.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?