metropoles.com

Dirigente do PRTB aciona Justiça para barrar candidatura de Marçal

Secretário-geral do PRTB, partido de Pablo Marçal, argumenta que a convenção que o indicou candidato à Prefeitura ocorreu de forma irregular

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Marçal candidato a prefeito de SP pelo PRTB chega à sede da Band
1 de 1 Pablo Marçal candidato a prefeito de SP pelo PRTB chega à sede da Band - Foto: null

São Paulo — O secretário-geral do PRTB, Marcos André de Andrade, apresentou à Justiça Eleitoral, nessa quinta-feira (8/8), um pedido de impugnação para barrar o registro da candidatura à Prefeitura de São Paulo do influencer Pablo Marçal, que é do seu partido.

Na ação de impugnação, Andrade argumenta que a convenção partidária que oficializou o nome de Marçal, no último domingo (3/8), ocorreu de forma irregular. Ela foi convocada pelo presidente da sigla, Leonardo Avalanche, mas Andrade diz que o regimento interno do partido exige que essa convocatória seja aprovada pelo diretório nacional.

“Não houve consulta, nem tampouco autorização, muito menos formalização de autorização, como exige o estatuto. Tal situação, nos termos irreversíveis da norma estatutária, eivou de insanável nulidade a referida convenção e inviabiliza o registro da candidatura pretendida”, diz a petição.

Pablo Marçal já inscreveu sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), mas sua inscrição ainda não foi homologada.

A campanha de Marçal nega a irregularidade apontada pelo dirigente. “Em relação à convenção partidária do PRTB, é importante ressaltar que não houve qualquer irregularidade que possa comprometer a legitimidade dos atos realizados”, diz a equipe do candidato, em nota.

“A condução do evento seguiu rigorosamente as normas estatutárias e legais pertinentes, garantindo a transparência e a conformidade com os procedimentos estabelecidos. Portanto, a validade das deliberações tomadas na convenção está plenamente assegurada”, segue o texto.

Em 2022, Marçal chegou a ser eleito deputado federal pelo Pros, mas teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por problemas na documentação e não assumiu mandato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?