Provão Paulista: escolas ajudam alunos a escolherem cursos nesta 5ª
Vestibular exclusivo para estudantes de escolas públicas garante 15 mil vagas em universidades estaduais de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Mais de 400 mil estudantes de escolas estaduais de São Paulo serão auxiliados pelos professores nesta quinta-feira (23/11) para escolherem as opções de cursos superiores no vestibular do Provão Paulista.
O exame vai disponibilizar mais de 15 mil vagas para alunos de escolas públicas nas universidades estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Cada estudante pode registrar até 11 opções no site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br até o dia 8 de dezembro.
No processo de escolha de cursos, os estudantes fazem as opções por “grupo de universidades”. Veja abaixo como funciona:
- As universidades são separadas em três grupos no site do Provão Paulista: o das estaduais (USP, Unesp e Unicamp), o das Fatecs e o da Univesp;
- No grupo das estaduais, o estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP e um na Unesp. Não é possível escolher um curso em cada uma das estaduais;
- Na sequência, os alunos podem escolher até cinco opções de cursos nas unidades das Fatecs;
- Por último, são escolhidos até três cursos na Univesp. Neste caso, no entanto, o aluno aprovado só iniciará o curso no segundo semestre de 2024
A aplicação do Provão Paulista acontece na próxima semana, entre os dias 28 e 29 de novembro, nas escolas estaduais de São Paulo.
Inscrição automática
Todos os estudantes da rede pública de ensino estadual estão automaticamente inscritos para o exame. A prova é exclusiva para escolas públicas e não pode ser feita por quem estuda em colégios particulares.
Além dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, também farão o Provão Paulista, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, outros 810 mil estudantes matriculados no 1º e 2º ano da rede estadual.
A pontuação feita por esses alunos será registrada para o cálculo final do vestibular seriado quando eles chegarem ao último ano do Ensino Médio.
Feito pela primeira vez neste ano, o Provão Paulista tem como objetivo aumentar o número de estudantes de escolas públicas que disputam uma vaga nas universidades estaduais.