metropoles.com

Protesto de estudantes na Paulista pede revogação do novo ensino médio

Com bandeiras e cartazes, protesto de estudantes ocupou faixas da Avenida Paulista para pressionar o governo contra o novo ensino médio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Protesto de estudantes em SP contra o novo ensino médio
1 de 1 Protesto de estudantes em SP contra o novo ensino médio - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Estudantes realizaram, na manhã desta quarta-feira (15/3), protesto contra o novo ensino médio. Com bandeiras e cartazes, a manifestação na cidade de São Paulo ocupou faixas da Avenida Paulista,na região central da cidade.

O grupo pressiona o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a extinguir mudanças no currículo escolar, que se tornaram obrigatórias em 2022. “Revoga a reforma ou paramos o Brasil”, afirmava uma das maiores faixas expostas pelos manifestantes.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

“Tem tanta coisa errada que nem cabe em um cartaz”, dizia outra mensagem levada pelos estudantes. A concentração começou às 8h, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Convocado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o ato na Paulista foi pacífico e seguiu em direção à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na zona sul da capital.

Mobilização nacional

Outros protestos contra o novo ensino médio estavam marcados para acontecer em diferentes cidades brasileiras. Entre elas, estão Brasília e Porto Alegre.

“A reforma foi implementada sem um debate amplo com a sociedade e sem uma avaliação adequada dos resultados do programa”, afirma a Ubes, em comunicado.

“O novo ensino médio prejudica a formação integral do estudante, reduzindo a carga horária de disciplinas essenciais como ciências, história e geografia, afetando a formação dos jovens e sobrecarregando professores”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?