metropoles.com

Projeto de Nunes cede terreno a entidade de afilhado de Milton Leite

Terreno de 3,3 mil metros quadrados localizado na zona sul da cidade será usado para atividades esportivas e culturais, segundo assessoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem do WhatsApp de 2024-12-30 à(s) 16.05.12_e5cfc736 (1)
1 de 1 Imagem do WhatsApp de 2024-12-30 à(s) 16.05.12_e5cfc736 (1) - Foto: Reprodução/Redes sociais

São Paulo — Um projeto de lei do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), já aprovado pelos vereadores, prevê ceder um terreno municipal de 3,3 mil metros quadrados na zona sul da cidade a uma associação presidida pelo vereador eleito Silvão Leite (União Brasil), que é afilhado político do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, também do União.

O terreno será destinado à Associação Esportiva, Cultural e Social Pegada da Coruja, presidida por Silvão. A entidade faz parte do conjunto de projetos no entorno da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio e leva o mesmo nome da bateria da agremiação, que tem Silvão como atual presidente e Milton Leite como presidente de honra. O grupo também conta com um time de futebol.

Em contato com o Metrópoles, a assessoria de Silvão informou que a associação promove atividades esportivas e culturais e que, em razão da sua posse como vereador, ele “já se retirou da direção desta e de outras instituições das quais participava”. No site da Receita Federal, o nome de Silvão Leite segue como presidente.

O projeto de lei foi aprovado em segunda votação na Câmara em 17 de dezembro, quando Silvão já era eleito. O texto aguarda sanção de Nunes. Em nota, a Secretária Municipal de Gestão informou que, “para o endereço citado pela reportagem, há um processo ainda em fase de instrução de pedido de permissão de uso pelo Grêmio Recreativo Social e Cultural Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio, na área da Avenida Atlântica”.

Milton Leite e Silvão durante o desfile das campeãs do Carnaval de 2024
Milton Leite e Silvão durante o desfile das campeãs do Carnaval de 2024

O nome de Silvão foi cotado por Milton Leite para disputar a presidência da Câmara Municipal. Após resistência de vereadores da base aliada de Ricardo Nunes, o União Brasil optou por indicar Ricardo Teixeira à corrida pelo posto. A eleição da Mesa Diretora ocorre nesta quarta-feira (1º/1), mesmo dia da posse dos novos vereadores.

Cessão por 20 anos

A transferência gratuita do terreno é válida por 20 anos, sendo prorrogável por mais 20. A área é localizada na avenida Atlântica, na região da Capela do Socorro, reduto eleitoral dos Leite. De acordo com o projeto, a transferência tem como fim a promoção de “atividades culturais, sociais, esportivas, bem como promover a preservação e manutenção ambiental do referido espaço”.

O local fica ao lado de um circo, próximo à represa do Guarapiranga. Em nota, a Câmara Municipal informou que não haverá nenhum tipo de construção no local, por se tratar de área de proteção ambiental, e que a área já recebe atividades culturais como feiras e exposições.

“Não há nenhum tipo de direcionamento, pois esta é uma entre várias entidades que foram beneficiadas com cessões de áreas ao longo dos últimos anos na cidade de São Paulo”, completa a nota.

Sediada no Grajaú, a Estrela do Terceiro Milênio foi fundada em 1998. A escola foi a campeã do Grupo de Acesso neste ano e, com isso, vai desfilar no grupo de elite do Carnaval de São Paulo em 2025. O samba enredo falará da luta por direitos da população LGBTQIA+ e terá o carnavalesco Milton Cunha como um dos homenageados.

A vitória no Grupo de Acesso em fevereiro foi amplamente comemorada por Milton Leite nas redes sociais.

Transferência de terrenos

A cessão administrativa do terreno foi incluída em um texto substitutivo do projeto de lei PL 622/2018. O texto inicialmente previa apenas a doação de uma área municipal para a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), mas o substitutivo apresentado incluiu a transferência ou alienação de ao menos 20 terrenos do município para entidades e associações da sociedade civil.

Segundo o projeto, o Poder Executivo fica “autorizado a ceder, mediante concessão administrativa, independentemente de concorrência” uma lista de terrenos.

À época da aprovação do PL, o líder do governo na Câmara Municipal, Fábio Riva (MDB), argumentou que as entidades contempladas com os terrenos prestam serviços à população.

“Houve solicitações de concessão de áreas, de entidades sérias, que complementam os serviços que a municipalidade faz na assistência social, na cultura e na educação. Estamos consolidando nesse projeto”, afirmou o vereador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?