Professor da Unicamp que tentou atacar aluno com faca é demitido
Docente estava afastado desde outubro de 2023, quando foi filmado empunhando uma faca contra um estudante que anunciava uma greve
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) demitiu, na terça-feira (3/4), o professor de álgebra Rafael de Freitas Leão, que teria ameaçado um aluno com uma faca e spray de pimenta em 3 de outubro de 2023. A decisão foi deferida depois de uma investigação interna e se opõe à versão da Polícia Civil, que registrou o professor como vítima do caso.
A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado sob a justificativa de que o docente teria cometido falta disciplinar gravíssima e infringido normativas do Estatuto dos Servidores da Unicamp.
Em nota, a universidade disse que a decisão foi tomada após a instauração de um processo administrativo que analisou o caso e deu ao professor a possibilidade de ampla defesa.
Rafael de Freitas Leão lecionava na pós-graduação do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) e estava afastado das suas atividades acadêmicas desde 4 de outubro de 2023, dia seguinte ao conflito com o aluno.
Relembre o caso
Rafael teria partido para cima do diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o aluno Gustavo Bispo, após o estudante interromper a aula do docente para comunicar o início de uma greve (veja abaixo).
A tentativa de agressão foi gravada por seguranças da universidade. Nas imagens, é possível ver o docente empunhando uma faca.
Na versão do DCE, o professor também teria ameaçado um outro aluno com o spray de pimenta. Rafael e os dois estudantes foram levados ao 7º Distrito Policial, em Campinas, onde foram ouvidos pela Polícia Civil.
Na época, o delegado entendeu que o professor era a vítima da situação e lavrou um “termo circunstanciado”, identificando o ocorrido como um crime de menor relevância. No registro da polícia, foi apontado que o docente foi vítima de “lesão corporal” e “incitação ao crime”.