metropoles.com

Professor da Unicamp que tentou atacar aluno com faca é demitido

Docente estava afastado desde outubro de 2023, quando foi filmado empunhando uma faca contra um estudante que anunciava uma greve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Unicamp: Momento Em Que Docente Pega A Faca Para Atacar O Aluno.
1 de 1 Unicamp: Momento Em Que Docente Pega A Faca Para Atacar O Aluno. - Foto: Reprodução

São Paulo – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) demitiu, na terça-feira (3/4), o professor de álgebra Rafael de Freitas Leão, que teria ameaçado um aluno com uma faca e spray de pimenta em 3 de outubro de 2023. A decisão foi deferida depois de uma investigação interna e se opõe à versão da Polícia Civil, que registrou o professor como vítima do caso.

A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado sob a justificativa de que o docente teria cometido falta disciplinar gravíssima e infringido normativas do Estatuto dos Servidores da Unicamp.

Em nota, a universidade disse que a decisão foi tomada após a instauração de um processo administrativo que analisou o caso e deu ao professor a possibilidade de ampla defesa.

Rafael de Freitas Leão lecionava na pós-graduação do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) e estava afastado das suas atividades acadêmicas desde 4 de outubro de 2023, dia seguinte ao conflito com o aluno.

Relembre o caso 

Rafael teria partido para cima do diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o aluno Gustavo Bispo, após o estudante interromper a aula do docente para comunicar o início de uma greve (veja abaixo).

A tentativa de agressão foi gravada por seguranças da universidade. Nas imagens, é possível ver o docente empunhando uma faca.

Na versão do DCE, o professor também teria ameaçado um outro aluno com o spray de pimenta. Rafael e os dois estudantes foram levados ao 7º Distrito Policial, em Campinas, onde foram ouvidos pela Polícia Civil.

Na época, o delegado entendeu que o professor era a vítima da situação e lavrou um “termo circunstanciado”, identificando o ocorrido como um crime de menor relevância. No registro da polícia, foi apontado que o docente foi vítima de “lesão corporal” e “incitação ao crime”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?