Procon-SP notifica Enel e pede explicação sobre retomada da energia
Após 2 milhões de clientes da Enel ficarem sem luz em SP, Procon-SP notificou a concessionária para dar explicações sobre medidas tomadas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificou, às 9h45 desta segunda-feira (14/10), a Enel para dar explicações sobre as medidas emergenciais adotadas para retomar o funcionamento da energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. Agora, a concessionária tem 48 horas para encaminhar ao Procon-SP esclarecimentos sobre o atendimento aos consumidores e providências operacionais adotadas.
Na última sexta-feira (11/10), um forte temporal levou à interrupção no fornecimento de energia para mais de dois milhões de clientes da Enel. O balanço mais recente da concessionária, divulgado às 5h40 desta segunda, aponta que pelo menos 537 mil imóveis da região metropolitana de São Paulo continuam sem energia desde a noite de sexta-feira. O problema afeta bairros da capital, Cotia, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo.
A Enel também recebeu do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o prazo de três dias para reestabelecer o fornecimento de energia em todo o estado. “Eu disse para a Enel que ela tem os próximos três dias para resolver os problemas de maior volume, ou seja, ela só vai poder, ao final desses três dias, apresentar, se necessário, questões pontuais de locais onde ela não consegue ter acesso com um fato superveniente”, afirmou Silveira.
Em nota, o Procon-SP também informou que vai convocar, ainda nesta segunda, todas as concessionárias de distribuição de energia que atuam no estado de São Paulo “para que apresentem, de forma clara, detalhada e objetiva, seus planos de atuação em resposta a situações de emergência climática”.
“Na condição de representante dos consumidores dos serviços essenciais prestados por estas empresas, o órgão pretende que as empresas desenvolvam planos de gestão de crise e possam estar mais preparadas para evitar transtornos, como os que têm acontecido na capital”, diz o comunicado.
Teve danos? Saiba onde reclamar
O Procon-SP ampliou o atendimento presencial para os consumidores impactados pela falta de energia elétrica durante o último fim de semana na região metropolitana de São Paulo. No posto localizado na nova sede do órgão, na Liberdade, no centro da capital, e nas delegacias conveniadas, não será preciso agendar a visita para registrar uma reclamação relacionada à falta de luz ou sobre danos em equipamentos eletroeletrônicos.
Para registrar uma reclamação, o consumidor precisa apresentar a sua conta de energia. O posto de atendimento presencial da futura sede da instituição fica no bairro da Liberdade, na Rua Conselheiro Furtado, 503, e funciona das 9h às 17h.
Em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Procon-SP também oferece atendimento em postos avançados nas estações Tatuapé da CPTM, Sacomã do Metrô e Jabaquara da EMTU, das 9h às 15h, até a próxima sexta-feira (18/10).
O objetivo, de acordo com o Procon-SP, é ampliar a rede de apoio e atender consumidores que tenham dificuldade para acessar o site do órgão, que continua recebendo reclamações.
Mais endereços
As delegacias de São Paulo que contam com postos do órgão do Procon-SP, funcionando de 9h às 15h, são:
- 8º DP Brás (Rua Sapucaí, 206, Brás);
- 24º DP Ponte Rasa (Av. São Miguel, 3551, Ponte Rasa);
- 27º DP Campo Belo (R. Demóstenes, 407, Campo Belo);
- 35° DP Jabaquara (Av. Eng. George Corbisier, 322, Jabaquara);
- 42º DP Parque São Lucas (Av. do Oratório,1588, Parque São Lucas);
- 44º DP Guaianases (R. Salvador Gianetti, 386, Guaianases);
- 50° DP Itaim Paulista (R. Tibúrcio de Sousa, 760, Itaim Paulista);
- 78° DP Jardins (R. Estados Unidos, 1608, Jardim América)
Também há um ponto de atendimento na Universidade Zumbi dos Palmares, na Av. Santos Dumont, 843, no Bom Retiro.
O Procon-SP também presta atendimento nos Centros de Integração da Cidadania (CICs), das 9h às 15h, nos seguintes endereços:
- CIC SUL: Rua José Manoel Camisa Nova, 100, Jardim São Luis (às quartas-feiras);
- CIC LESTE: Rua Padre Virgilio Campello, 150, Itaim Paulista (de quarta à sexta-feira);
- CIC OESTE: Estrada de Taipas, 990, Jaraguá (de quarta à sexta-feira);
- CIC NORTE: Rua Ari da Rocha Miranda, 36, Jaçanã (de terça à quinta-feira);
- CIC FEITIÇO DA VILA: Estrada de Itapecerica, 8.887, Capão Redondo (às segundas e terças-feiras);
- CIC CASA DA CIDADANIA: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, casa 19, Jabaquara (de terça à quinta-feira);
- CIC GRAJAU: Rua Pinheiro Chagas, s/nº, Parque Alto Rio Bonito (de terça a quinta-feira);
- CIC do Imigrante (atendimento apenas para imigrantes): Rua Barra Funda, nº 1020, Barra Funda (às segundas-feiras).