metropoles.com

Primeira fase da Fuvest 2025 tem a menor taxa de abstenção da história

Dos mais de 107 mil inscrito na Fuvest, apenas 8.031 não compareceram à realização do vestibular para ingresso na USP, nesse domingo (17/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
Imagem colorida de candidatos concentrados fazendo a prova da primeira fase do vestibular
1 de 1 Imagem colorida de candidatos concentrados fazendo a prova da primeira fase do vestibular - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

São Paulo — A primeira fase da Fuvest, o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular para ingressar na Universidade de São Paulo (USP), realizada nesse domingo (17/11), registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%.

O diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, explica que o número indica uma maior taxa de efetividade entre o número de inscrições e as provas realizadas. “Basta pensar que, neste ano, foram 1.500 ausentes a menos em comparação com a primeira fase do ano passado”, analisou.

A cidade que registrou maior abstenção na edição deste ano foi Barretos, com 12,47% de faltantes. O munícipio de Registro ficou em segundo lugar, com 10,29% de abstenções. Na capital paulista, 7,94% dos candidatos não foram fazer a prova. A cidade com menor índice foi Pirassununga, com 4,09%.

Com 90 questões de múltipla escolha e cinco horas de duração, a prova foi dividida em questões de português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

Na avaliação de Gustavo Monaco, “a prova trouxe muitos temas recentes, que contextualizam o conteúdo do ensino médio por meio das artes, de questões socioeconômicas e climáticas. As obras de leitura obrigatória também apareceram com força ao contrário de anos anteriores”.

Entre os temas abordados, questões ligadas aos povos originários e à arte indígena, preservação ambiental, igualdade de gênero em recortes diversos, pesquisa científica, conceitos matemáticos para elucidar assuntos curiosos e complexos, linguagem, literatura e até a música “I hate it here”, de Taylor Swift.

Segunda fase

O resultado da primeira fase será anunciado no dia 2 de dezembro, quando também serão divulgados os locais de prova da segunda fase. A divulgação da primeira chamada para os aprovados na Fuvest 2025 está marcada para o dia 24 de janeiro.

As provas da segunda fase estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro. No domingo (15/12) acontece a prova de português e redação, e na segunda-feira (16/12), das disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.

Alguns cursos pedem ainda provas de competências específicas. Veja:

  • Música: 9 a 12 de dezembro, em São Paulo e Ribeirão Preto
  • Artes Cênicas: 6 a 10 de janeiro de 2025, em São Paulo
  • Artes Visuais: 9 de janeiro de 2025, em São Paulo

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?