metropoles.com

Presos em SP terão banho com água quente após acordo com a Defensoria

Defensoria firma acordo para o fornecimento de água quente nas prisões do estado de SP após mais de 20 anos de discussão na Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/SAP
Fachada da penitenciária de Registro, na região de Sorocaba
1 de 1 Fachada da penitenciária de Registro, na região de Sorocaba - Foto: Divulgação/SAP

São Paulo —  As unidades prisionais do estado de São Paulo passarão a oferecer regularmente água aquecida para o banho dos detentos. A medida é resultado de um acordo firmado entre a Defensoria Pública e o governo do estado de São Paulo nessa sexta-feira (9/8).

O acordo estabelece a instalação de chuveiros aquecidos em áreas comuns em todas as unidades do estado. Para isso, o governo tem 90 dias para apresentar um Plano de Trabalho, indicando os locais onde o serviço já está disponível e os planos de instalação onde ainda não foi implementado.

Após a apresentação do Plano de Trabalho, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) terá um período de 18 meses para concluir a instalação em todas as unidades penitenciárias. Caso contrário, o governo estará sujeito a uma multa diária de R$ 10 mil, limitada a 30 dias, cujo valor será destinado ao Fundo Penitenciário.

O fornecimento de água quente nos presídios é um processo que corre na Justiça paulista desde 2013 e já chegou a ser anunciada por outras gestões estaduais. Em setembro de 2020, a gestão do ex-governador de João Dória (ex-PSDB) prometeu, após uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que instalaria o serviço em todo o sistema prisional do estado até 2021, o que não aconteceu.

O Termo de Acordo assinado nessa sexta-feira (9) contou com a participação da defensora pública-geral do estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; da procuradora-geral do estado, Inês Maria dos Santos Coimbra; do secretário da SAP, Marcello Streinfinger; dos defensores públicos Bruno Shimizu, Camila Galvão Tourinho e Diego Rezende Polachini, além de representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Baixas temperaturas

Na ultima sexta (9), a chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas no interior do estado de São Paulo. Em diversas regiões do estado, inclusive na capital, os termômetros bateram recorde de baixas temperatura e chegaram a 5°C.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?