metropoles.com

Presidente do PT em SP minimiza rejeição ao retorno de Marta Suplicy

Retorno de Marta ao PT para ser vice de Boulos na disputa à Prefeitura de SP foi aprovado pelo diretório municipal do partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem do presidente Lula com Marta Suplicy - Metrópoles
1 de 1 Imagem do presidente Lula com Marta Suplicy - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

São Paulo – Após o PT anunciar, nesta terça-feira (16/1), que aceitará a refiliação de Marta Suplicy para que ela seja a vice de Guilherme Boulos (PSol-SP) na disputa à Prefeitura da capital paulista, o presidente municipal da sigla, Laércio Ribeiro, minimizou as críticas de alas internas do partido ao retorno da ex-prefeita.

“Também tivemos um processo de questionamento na escolha do Boulos, inclusive”, afirmou Laércio, que um dos coordenadores da pré-campanha do psolista.

Marta deixou o partido em 2015 em meio às investigações da Lava Jato e votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Algumas tendências, como são chamadas as alas internas do PT, têm se manifestado contra o retorno da ex-prefeita.

O pedido formal de filiação, que ainda não foi feito por Marta, pode ser contestado por qualquer petista até sete dias depois da solicitação. Quando isso ocorre, o processo de impugnação, ou seja, de contestação, é deliberado pela direção municipal e, caso seja aceito, pode ser encaminhado às direções estadual e nacional do partido.

No entanto, Laércio afirmou que há “maioria consolidada” a favor do retorno de Marta na direção municipal petista e que não vê possibilidade de impugnação ou de que o pedido chegue aos outros diretórios.

“Se tiver [pedido por impugnação], a direção tomará essa decisão, mas tudo já será resolvido aqui no [diretório municipal]”, disse.

7 imagens
Marta Suplicy (PT)
Marta Suplicy
Marta Suplicy
Marta Suplicy
Marta Suplicy
1 de 7

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy teve pouco protagonismo na campanha do psolisra

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
2 de 7

Marta Suplicy (PT)

Governo do Estado de São Paulo
3 de 7

Marta Suplicy

Marcelo Camargo/Agência Brasil
4 de 7

Marta Suplicy

MARCEL CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
5 de 7

Marta Suplicy

Moreira Mariz/ Agência Senado
6 de 7

Marta Suplicy

Waldemir Barreto/Agência Senado
7 de 7

Marta Suplicy

Reprodução/Agência Senado

Em reunião realizada nesta terça, com mais de duas horas de duração, o PT paulistano também descartou a possibilidade de realizar prévias para definir quem será o vice de Boulos.

Para isso, o retorno de Marta foi condicionado à participação dela em rodas de conversas com as bancadas petistas para, de acordo com Laércio, “diluir” a resistência de alguns setores.

Sem data para filiação

Embora o PT já tenha um cronograma pré-estabelecido para que a filiação da ex-prefeita seja feita em fevereiro, o presidente municipal evitou dar uma data específica pela dificuldade em lidar com diversas agendas, em especial, a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foi Lula quem fez o convite para que Marta retornasse ao PT, ainda no fim de 2023.

Segundo Laércio, a indicação de Marta para a vice se enquadra nos três pré-requisitos que o PT busca no posto: que seja, preferencialmente, uma mulher, que tenha experiência com gestão e que possa fazer a “defesa do PT”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?