Presidente da Enel sai do cargo 20 dias após crise do apagão em SP
Nicola Cotugno assumiu a direção da Enel em 2018 e vai se aposentar; mudança ocorre 20 dias após o apagão causado por fortes chuvas em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O presidente nacional da Enel, o executivo italiano Nicola Cotugno, teve a saída do cargo confirmada no começo da tarde desta quinta-feira (23/11). Ele assumiu a direção da companhia em outubro de 2018.
“A saída de Cotugno foi definida em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil em outubro. Para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências, o executivo prorrogou a sua saída para 22 de novembro. Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina”, diz nota divulgada pela empresa.
A saída de Nicola Cotugno foi um pedido do próprio executivo, que planeja se aposentar.
A mudança na presidência da Enel acontece após as diversas acusações e críticas feitas à concessionária durante o apagão que ocorreu em São Paulo no início de novembro após fortes chuvas. Algumas regiões da cidade chegaram a ficar uma semana sem energia elétrica.
A Enel confirmou que seu novo presidente no Brasil será o executivo Antonio Scala. Formado em Administração de Empresas em 2002 em Roma, Scala atuou como Sócio Júnior na McKinsey & Company com foco nas áreas de energia, gás e finanças corporativas.
Scala entrou na Enel em 2009 como responsável de Gestão de Risco para Gerenciamento de Energia na Itália. Também atuou como Responsável de Desenvolvimento Industrial e de Serviços de Energia para o mercado residencial. Em seguida, ocupou a função de chefe de Planejamento e Controle de Global Trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul.
Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina.