metropoles.com

Presidente da Enel sai do cargo 20 dias após crise do apagão em SP

Nicola Cotugno assumiu a direção da Enel em 2018 e vai se aposentar; mudança ocorre 20 dias após o apagão causado por fortes chuvas em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida mostra Nicola Cotugno, ex-presidente da Enel, um homem branco, de barba e acbelo grisalho, com um terno azul e camisa branca sem gravata - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicola Cotugno, ex-presidente da Enel, um homem branco, de barba e acbelo grisalho, com um terno azul e camisa branca sem gravata - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo – O presidente nacional da Enel, o executivo italiano Nicola Cotugno, teve a saída do cargo confirmada no começo da tarde desta quinta-feira (23/11). Ele assumiu a direção da companhia em outubro de 2018.

“A saída de Cotugno foi definida em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil em outubro. Para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências, o executivo prorrogou a sua saída para 22 de novembro. Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina”, diz nota divulgada pela empresa.

A saída de Nicola Cotugno foi um pedido do próprio executivo, que planeja se aposentar.

A mudança na presidência da Enel acontece após as diversas acusações e críticas feitas à concessionária durante o apagão que ocorreu em São Paulo no início de novembro após fortes chuvas. Algumas regiões da cidade chegaram a ficar uma semana sem energia elétrica.

A Enel confirmou que seu novo presidente no Brasil será o executivo Antonio Scala. Formado em Administração de Empresas em 2002 em Roma, Scala atuou como Sócio Júnior na McKinsey & Company com foco nas áreas de energia, gás e finanças corporativas.

Scala entrou na Enel em 2009 como responsável de Gestão de Risco para Gerenciamento de Energia na Itália. Também atuou como Responsável de Desenvolvimento Industrial e de Serviços de Energia para o mercado residencial. Em seguida, ocupou a função de chefe de Planejamento e Controle de Global Trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul.

Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?