metropoles.com

Presidente da Câmara, Milton Leite se lança à vice de Ricardo Nunes

Presidente da Câmara Municipal e cacique do União em São Paulo, Milton Leite confirma sua pré-candidatura a vice de Ricardo Nunes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rede Câmara
Imagem colorida mostra Milton Leite sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Milton Leite sorrindo - Metrópoles - Foto: Rede Câmara

São Paulo — O presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), afirmou nesta terça-feira (23/4) que, a partir desta quarta-feira (24/4), vai iniciar sua pré-campanha pela indicação ao posto de vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) na eleição municipal deste ano.

Vereador de sete mandatos que alterou duas vezes a Lei Orgânica (espécie de constituição municipal) para poder permanecer presidente da Câmara, cargo que ocupa há quatro anos, Leite vinha dizendo que deixaria a vida pública ao término deste ano e não disputaria nova eleição.

Nesta terça, durante a reunião semanal das lideranças de bancada da Câmara, Leite afirmou que estará “em campanha na rua, para vice-prefeito” nesta quarta e, por isso, participará da sessão de votações apenas de forma virtual.

“Há possibilidade de o prefeito se licenciar no mês de maio [para uma viagem internacional]. Existe essa possibilidade. Diante dessa possibilidade, não assumirei [a Prefeitura no período] porque disputo a vice. Não assumirei. Existe o impedimento”, disse.

Segundo a legislação eleitoral, em maio, caso Leite ocupe o cargo de prefeito, não poderá disputar nem a vaga de vice-prefeito nem a de vereador.

“Se disserem que não tenho mais o União Brasil, que não tenho mais condição de disputar a vice, então tudo bem, posso assumir [a Prefeitura]. Até durante a campanha. Se o União Brasil não tem mais direito a vice, então tudo bem”, afirmou.

Ao Metrópoles, Leite confirmou sua pré-candidatura à vice de Nunes. “Se houver possibilidade, sim”, disse.

Leite é o principal cacique do União Brasil em São Paulo e o partido nunca cogitou, no estado, participar de alguma campanha que não fosse a de Nunes. Por isso, no Legislativo municipal, nenhum integrante da bancava considerava viável a candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (União) à Prefeitura.

Nunes recebeu apoio de caciques de nove partidos em um jantar nesta segunda-feira, organizado pelo seu coordenador de campanha, Baleia Rossi, presidente do MDB. O ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), aliado de Leite, ficou encarregado de costurar o plano de governo.

O nome do vice da campanha, contudo, ainda está aberto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a condicionar seu apoio a Nunes à preferência na indicação. O ex-ministro Aldo Rebelo, recém-filiado ao MDB, é outro nome cotado.

Leite participou da costura que envolveu caciques de PSDB, MDB e União, em 2020, que terminou na indicação de vice de Nunes à candidatura de Bruno Covas (morto em 2021). As negociações, na época, envolveram João Doria, Baleia Rossi, Rodrigo Maia e o atual presidente da Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?