Prefeitura de SP suspende rodízio de veículos a partir do dia 26/12
Prefeitura de SP suspendeu o rodízio municipal de veículos até o dia 5 de janeiro; restrições a caminhões continuam valendo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura da capital vai suspender o rodízio municipal de veículos entre a próxima segunda-feira (26/12) e o dia 5 de janeiro de 2024, uma sexta-feira, segundo comunicado da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) publicado nesta sexta-feira (22/12). O rodízio só voltará a valer a partir do dia 8/1.
Contudo, continuarão valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e as demais restrições aos veículos pesados: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Em dias comuns, o rodízio vale das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda à sexta-feira, com a alternância de placas — às segundas, não podem circular nesses horários carros com placas de finais 1 e 2; na terça, finais 3 e 4 e assim por diante, até sexta-feira, quando ficam restritos os carros com placas que terminam em 9 e 0.
O rodízio vale em São Paulo desde 1997. Ele tem como objetivo reduzir os congestionamentos na capital paulista e a poluição emitida pelos automóveis. Na cidade, veículos movidos a bateria elétrica ou com motores híbridos são isentos de rodízio, assim como algumas categorias profissionais específicas, como médicos e policiais.