Prefeitura guincha contêiner de ONG em São Paulo sem aviso prévio
Contêiner guardava bicicletas de projeto social que ensina pessoas a pedalar. Prefeitura diz que equipamento estava abandonado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Membros do Bike Anjo, projeto social que ensina pessoas a andarem de bicicleta em São Paulo, afirmam que a Subprefeitura de Pinheiros guinchou um contêiner da organização sem aviso prévio, nesta terça-feira (13/8). O equipamento estava no Largo da Batata, na zona oeste da cidade, e guardava cerca de 30 bicicletas usadas pelos instrutores do projeto.
“Não tinha absolutamente nada nos avisando sobre a remoção. A gente foi pego completamente de surpresa”, diz uma das voluntárias da coordenação do Bike Anjo, Luciana Souza.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o contêiner é guinchado.
Veja:
Desde 2015, o Bike Anjo utiliza o espaço do Largo da Batata para realizar oficinas gratuitas com alunos do projeto. As “aulas” acontecem todo último domingo do mês e já contaram com a participação de mais de 3 mil pessoas, segundo a organização.
Em nota, a subprefeitura afirma que o equipamento foi retirado da praça porque estava em “situação de abandono”.
“O contêiner encontrava-se em estado precário, cercado de lixo e sem qualquer identificação ou número de processo oficial para sua instalação, não apresentando vínculo visível com a organização Bike Anjo ou com a municipalidade”, diz a pasta.
A subprefeitura afirma ainda que o proprietário do equipamento será orientado, ao entrar em contato com a gestão, a apresentar a documentação necessária e regularizar a situação pessoalmente.
A organização contesta a versão da administração municipal, diz que sempre limpava o entorno do local ao fazer as oficinas e cita que tinha autorização do subprefeito anterior da região, Leonardo Casal Santos, para permanecer na praça.
Luciana diz que a preocupação do grupo é fazer com que o contêiner seja devolvido sem nenhuma multa para o projeto. “O que a gente recebe de doação não é suficiente para pagar uma multa”, afirma a ciclista.
Todas as bicicletas que estavam guardadas no equipamento foram doadas para o Bike Anjo depois que o projeto teve os veículos anteriores furtados durante o Carnaval de 2020. Na ocasião, o contêiner foi arrombado por criminosos.