metropoles.com

Prefeitura guincha contêiner de ONG em São Paulo sem aviso prévio

Contêiner guardava bicicletas de projeto social que ensina pessoas a pedalar. Prefeitura diz que equipamento estava abandonado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Bike Anjo
imagem colorida mostra contêiner de projeto social bike anjo. dentro do equipamento estão bancos de plástico empilhados e bicicletas - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra contêiner de projeto social bike anjo. dentro do equipamento estão bancos de plástico empilhados e bicicletas - metrópoles - Foto: Divulgação / Bike Anjo

São Paulo – Membros do Bike Anjo, projeto social que ensina pessoas a andarem de bicicleta em São Paulo, afirmam que a Subprefeitura de Pinheiros guinchou um contêiner da organização sem aviso prévio, nesta terça-feira (13/8). O equipamento estava no Largo da Batata, na zona oeste da cidade, e guardava cerca de 30 bicicletas usadas pelos instrutores do projeto.

“Não tinha absolutamente nada nos avisando sobre a remoção. A gente foi pego completamente de surpresa”, diz uma das voluntárias da coordenação do Bike Anjo, Luciana Souza.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o contêiner é guinchado.

Veja:

Desde 2015, o Bike Anjo utiliza o espaço do Largo da Batata para realizar oficinas gratuitas com alunos do projeto. As “aulas” acontecem todo último domingo do mês e já contaram com a participação de mais de 3 mil pessoas, segundo a organização.

Em nota, a subprefeitura afirma que o equipamento foi retirado da praça porque estava em “situação de abandono”.

“O contêiner encontrava-se em estado precário, cercado de lixo e sem qualquer identificação ou número de processo oficial para sua instalação, não apresentando vínculo visível com a organização Bike Anjo ou com a municipalidade”, diz a pasta.

A subprefeitura afirma ainda que o proprietário do equipamento será orientado, ao entrar em contato com a gestão, a apresentar a documentação necessária e regularizar a situação pessoalmente.

A organização contesta a versão da administração municipal, diz que sempre limpava o entorno do local ao fazer as oficinas e cita que tinha autorização do subprefeito anterior da região, Leonardo Casal Santos, para permanecer na praça.

4 imagens
Contêiner guinchado pela Prefeitura de SP guardava bicicletas
Oficinas de bicicleta aconteciam todo último domingo por mês no Largo da Batata
Bike Anjo nasceu em São Paulo em 2010
1 de 4

Membros do projeto afirmam que limpam entorno do contêiner sempre que acontecem as oficinas

Arquivo Pessoal
2 de 4

Contêiner guinchado pela Prefeitura de SP guardava bicicletas

Divulgação / Bike Anjo
3 de 4

Oficinas de bicicleta aconteciam todo último domingo por mês no Largo da Batata

Divulgação / Bike Anjo
4 de 4

Bike Anjo nasceu em São Paulo em 2010

Divulgação / Bike Anjo

Luciana diz que a preocupação do grupo é fazer com que o contêiner seja devolvido sem nenhuma multa para o projeto. “O que a gente recebe de doação não é suficiente para pagar uma multa”, afirma a ciclista.

Todas as bicicletas que estavam guardadas no equipamento foram doadas para o Bike Anjo depois que o projeto teve os veículos anteriores furtados durante o Carnaval de 2020. Na ocasião, o contêiner foi arrombado por criminosos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?