Prefeitura de SP retoma licitação para obras do BRT Radial Leste
O edital da concorrência do BRT Radial Leste foi publicado no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (5/7) pela prefeitura
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo retomou a licitação para a contratação das obras do primeiro trecho do corredor de ônibus BRT Radial Leste depois da liberação do Tribunal de Contas do Município (TCM).
O edital da concorrência foi publicado no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (5/7). A obra, de acordo com a prefeitura, vai beneficiar 400 mil pessoas por dia.
Com 9,8km de extensão, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II, por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, passará na avenida Alcântara Machado em nível e seguirá pela rua Melo Freire até o entroncamento da General Souza Neto com a avenida Conde de Frontim. O percurso termina na rua Professor Miguel Russiano.
Para execução das obras, o empreendimento foi dividido em três lotes. O lote um, de aproximadamente 2, 8 mil metros de extensão, vai do Terminal Parque Dom Pedro até a rua Almirante Brasil; o lote 2, de 3,1 mil metros, vai da rua Almirante Brasil até Armando Gardenghi; e o lote 3, de 3.840 metros, da Armando Gardenghi até a Professor Miguel Russiano.
O orçamento referencial das obras é de R$ 438,6 milhões, com prazo de execução de 18 meses a partir da data da ordem de serviço. A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está prevista para 9 de agosto.
Faixa exclusiva
O BRT contará com faixa exclusiva para ônibus localizada à esquerda em pavimento rígido (concreto), com as demais faixas em pavimento flexível (asfalto).
As paradas serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus e terão cobrança desembarcada, incluindo sistemas de bilhetagem, porta automática e informação por totens.
Também será adotado o sistema semafórico inteligente, por meio de fibra ótica, que permitirá maior fluidez aos ônibus em seu horário de pico.