Prefeitura de SP cria zona exclusiva para carros de app em Congonhas
Bolsão terá 145 vagas para o embarque de passageiros de carros de aplicativo; medida passa a valer a partir do dia 10 de julho
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Prefeitura de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (10/6), uma resolução no no Diário Oficial que cria uma Zona de Embarque de Aplicativos (ZEA) no Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo.
O bolsão será destinado exclusivamente para o embarque em carros de aplicativos e passa a valer no dia 10 de julho, 30 dias após a publicação no Diário Oficial. A medida ainda precisa passar por aprovação e sinalização das entidades de trânsito para ser implementada.
Assinada pelo Comitê Municipal de Uso do Viário da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a resolução estabelece que os motoristas das empresas credenciadas para o transporte remunerado, como Uber e 99, deverão usar exclusivamente a ZEA para o embarque. Caso contrário, estarão sujeitos a multas e advertências.
A criação da ZEA pela Prefeitura acontece após o fim de uma consulta pública realizada em março deste ano. A expectativa é de que o bolsão ofereça maior comodidade aos passageiros, que poderão aguardar as corridas em segurança, e reduza o impacto no trânsito local.
Segundo a Aena, concessionária responsável pelo aeroporto, a ZEA vai ficar na piso inferior do aeroporto, que pode ser acessado na descida da rampa localizada após a saída do desembarque dos voos. A concessionária promete reforçar a sinalização do local, que deve ter capacidade para 145 veículos de aplicativo parados.