Prefeitura de SP: Boulos e Nunes aparecem empatados, diz Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11/3) mostrou pré-candidatos empatados em três cenários; Boulos é o mais rejeitado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11/3) sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), tecnicamente empatados em três diferentes cenários. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O primeiro cenário considera seis pré-candidatos, Boulos aparece com 30% das intenções de voto, contra 29% de Nunes.
Tabata Amaral (PSB) marca 8%, seguida de Marina Helena (Novo) com 7%, Kim Kataguiri (União Brasil) com 4% e Altino (PSTU) com 2%.
Os que declararam voto em branco ou nulo representam 14% dos entrevistados. Outros 6% dizem não saber em quem votar.
A pesquisa considerou um segundo cenário em que a União Brasil não lance Kim Kataguiri. A candidatura tem sido questionada internamente, já que Milton Leite, um dos principais líderes do partido na capital, é aliado de Nunes.
Nesse caso, o empate se mantém, mas Nunes aparece à frente, com 30% das intenções de voto. Boulos fica com 29%; Tabata, com 9%; Marina Helena, com 7%; e Altino, com 1%. Os que declararam voto em branco ou nulo foram 16%; e 7% não souberam responder.
No terceiro cenário, sem Kataguiri e Tabata, Nunes e Boulos aparecem numericamente empatados, 33% das intenções de voto. Marina Helena fica em terceiro, com 8%; e Altino, com 2%. Brancos e Nulos representam 17%, e os que não sabem, 7%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024. Foram ouvidas 1.090 pessoas entre quinta-feira (7/3) e sexta (8/3).
Na pesquisa anterior, realizada em agosto, Boulos aparecia com 32% das intenções de voto, contra 24% de Nunes. O levantamento, no entanto, considerava outros candidatos, o que dificulta a comparação.
Rejeição
Guilherme Boulos (PSol) é o pré-candidato mais rejeitado, 34% dizem não votar nele de forma alguma. Em segundo, vem Kim Kataguiri (União Brasil), que marca 32%, seguido de Altino (PSTU), que tem 27%. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), tem 26% de rejeição.
As menos rejeitadas são Tabata Amaral (PSB), com 19%, e Marina Helena (Novo), com 18%. Há ainda 7% que dizem rejeitar todos, e outros 2% não rejeitam nenhum —7% não sabem.