Prefeitura de SP antecipa vacinação de idosos com 90 anos para esta sexta
O prefeito Bruno Covas (PSDB) decidiu adiantar o calendário para pessoas com essa faixa etária, que estava marcado para segunda (8/2)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo decidiu antecipar o início da vacinação para idosos com idade a partir de 90 anos. O prefeito Bruno Covas (PSDB) determinou que a imunização para pessoas dessa faixa etária seja iniciada nesta sexta-feira (5/2).
De acordo com a atual gestão, 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abastecidas para vacinar esse público. Inicialmente, a data marcada para a capital era segunda-feira (8/2), seguindo o calendário do governo estadual.
Nessa etapa do plano de imunização, serão vacinados cidadãos com idade igual ou superior a 90 anos. Também terá início a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade.
Segundo a prefeitura, a orientação é que o idoso vá até a UBS mais próxima de sua residência e apresente a carteira de vacinação e o cartão SUS, se tiver. Idosos dependentes devem ser acompanhados por apenas uma pessoa. Os protocolos sanitários, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização com álcool gel, devem ser seguidos.
Novos pontos de vacinação
Na próxima segunda, serão adicionados cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru, e em quatro centros-escolas do município.
A vacinação nesses espaços ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.
Na capital, os postos de drive-thru serão montados nos seguintes locais:
- Praça Charles Miller – Estádio do Pacaembu (zona oeste);
- Neo Química Arena Corinthians (zona leste);
- Autódromo de Interlagos – Rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul);
- Centro de Exposições do Anhembi – Rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte);
- Igreja Boas Novas – Rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste).
Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:
- Centro-Escola Barra Funda – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283;
- Centro-Escola Vila Mariana – Rua Ambrosina de Macedo, 94;
- Centro-Escola Geraldo de Paula Souza – Av. Dr. Arnaldo, 925;
- Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã – Av. Vital Brasil, 1.490.
Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão vacinados em suas casas.
Até esta quinta-feira (4/2), a cidade de São Paulo calcula que 24.171 idosos foram vacinados, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.