metropoles.com

Prefeitura abre consulta para incluir a Liberdade no Ruas Abertas

Bairro da Liberdade é um dos grandes pontos turísticos da cidade; medida faz parte do programa Ruas Abertas, da Prefeitura de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Rovênia Rosa/Agência Brasil
Imagem colorida do Bairro da Liberdade
1 de 1 Imagem colorida do Bairro da Liberdade - Foto: Reprodução/Rovênia Rosa/Agência Brasil

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quarta-feira (21/6) consulta pública sobre o projeto Boulevard Liberdade. O objetivo é que cinco ruas da Liberdade, na região central da capital, possam ser abertas exclusivamente para pedestres aos domingos e feriados.

O prazo para enviar contribuições ao projeto termina em 21 de julho. Clique aqui para participar.

Pela proposta, as vias a serem abertas à população aos domingos e feriados são: rua dos Estudantes, rua Thomaz Gonzaga, rua dos Aflitos, rua Américo de Campos (trecho entre a Galvão Bueno e a avenida da Liberdade) e rua Galvão Bueno (com acesso a ambulâncias no trecho entre a rua Américo de Campos e a rua Barão de Iguape).

O bairro da Liberdade é um dos grandes pontos turísticos da cidade, recebendo visitantes diariamente. Aos fins de semana, é palco de feiras gastronômicas, eventos culturais e passeios pelas diversas lojas e restaurantes, recebendo cerca de 20 mil turistas de São Paulo e outras partes do Brasil e do mundo.

O trajeto é reconhecido como memória de diversos grupos étnicos que tiveram importância na construção da cidade. Além disso, nas últimas décadas, ele abriga grande influência da cultura oriental, constituindo atrativos turístico e comercial para a região.

O projeto será composto de duas fases: a primeira será a abertura das ruas mencionadas para pedestres aos domingos e feriados no âmbito do Programa Ruas Abertas. É proposto o fechamento da circulação de carros, entre 9h e 22h, no entorno delimitado.

A segunda etapa consistirá na execução de obras viárias permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.

Para isso, está prevista uma série de intervenções para a região: instalação de biovaletas e jardins de chuva para drenagem natural, arborização e melhoria do microclima, aumento da segurança pública com nova iluminação, vigilância contínua e ocupação das ruas, alargamento das calçadas e elevação de faixas de pedestres para maior segurança na travessia. As informações são da Prefeitura de SP.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?