Prefeitura confirma reajuste de 5% na remuneração dos servidores de SP
A proposta de reajuste será enviada à Câmara Municipal e precisa ser aprovada para entrar em vigor; outros benefícios foram anunciados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Após reunião com sindicatos, a Prefeitura de São Paulo confirmou proposta de reajuste salarial de 5% a todos os servidores da administração. Algumas categorias da educação serão contempladas com outros benefícios no contracheque (veja abaixo).
A medida, anunciada nesta quinta-feira (1º/6), é retroativa a 1º de maio e vale para todos os servidores, ativos e inativos. A proposta será enviada à Câmara Municipal e precisa ser aprovada por essa Casa Legislativa para entrar em vigor.
Durante o anúncio, servidores realizavam protesto contra a proposta na porta da prefeitura, cobrando um índice maior de reajuste.
A prefeitura, por sua vez, disse que acatou pedido dos sindicatos e vai antecipar o aumento no valor dos vales-refeição/alimentação, que já haviam sido reajustados em setembro de 2022.
Confira a proposta:
- Reajuste geral anual linear de 5%, a partir da data-base de 1º de maio de 2023
- Antecipação do reajuste do vale-alimentação e vale-refeição para 2023; aumento de 5% para cada auxílio, que passa a valer após a promulgação da medida
- Aumento de 5,72% no limite fixado para docentes e gestores do quadro dos profissionais da educação por abono
- Aumento de 30,5% no limite fixado para auxiliares técnicos de educação (ATE) e 7,8% para agente escolar por abono
- Antecipação de 50% do Prêmio de Desempenho da Educação, para pagamento até 30/7/2023, conforme valor instituído para o ano (pagamento integral previsto para abril de 2024)
- Revalorização e reformulação da verba de locomoção do quadro de profissionais da educação
- Criação de Núcleo de Orientação e Proteção à Saúde Mental do Servidor
- Criação de Centro de Orientação e Apoio ao Servidor Readaptado
- Instituição de grupo de trabalho com a participação das entidades representativas para discutir políticas sobre saúde mental para servidores
- Continuidade dos estudos para análise de possibilidade da revisão da base de contribuição para os aposentados com doenças graves e compromisso de exposição dos critérios da proposta a ser firmada
De acordo com a prefeitura, o reajuste está acima do índice da inflação, que foi de 4,18% pelo IPCA, se considerado o período entre maio de 2022 e abril de 2023, que é a data-base do funcionalismo.
Além disso, a administração se comprometeu realizar novos concursos públicos para reforçar o quadro de servidores.