Prefeitura cerca Praça da Sé com grades para conter vandalismo
Praça da Sé recebeu grades para proteger canteiros, que passam por revitalização; governo quer elas sejam usadas contra ladrões de bicicleta
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Praça da Sé, onde fica marco zero da capital paulista, recebeu grades de proteção ao redor dos canteiros. Segundo o subprefeito do bairro, Alvaro Camilo, a medida serve para proteger os canteiros com jardins, que passam por processo de revitalização, e devem ficar instalados temporariamente.
A Sé está recebendo trocas de piso, reforço na limpeza e novo gramado desde o começo desta semana.
“Fizemos a revitalização dos canteiros e as grades vão protegê-los até enquanto forem necessários”, afirmou o subprefeito, que é ex-comandante-geral da Polícia Militar. A proteção vai evitar atos de vandalismo, de acordo com ele.
A Sé vem sendo alvo de uma série de ações de zeladoria e assistência social. Ocupado por famílias em situação de rua, o local também abriga uma feira de produtos usados. A Prefeitura de SP quer acabar com a “feira do rolo” porque considera que os produtos negociados no espaço sejam em sua maioria roubados.
A estratégia de uso de grades de proteção está sendo analisada também por uma força-tarefa conjunta que inclui técnicos da prefeitura e do governo do estado para outro fim: a segurança pública.
A proposta, ainda sob análise, é que os gradis poderiam dificultar o trânsito rápido de ladrões de celular que usam bicicleta em outros pontos do centro, como as avenidas Rio Branco e São João, próximas à Cracolândia.
O plano foi adiantado nessa quinta-feira (13/4) pelo vice-governador, Felício Ramuth, durante o lançamento de um mapa do crime na região feito pela Secretaria da Segurança Pública.
Na semana passada, as delegacias de Santa Ifigênia e Santa Cecília, responsáveis pela área da Cracolândia, registraram 12 casos de furtos e roubos praticados por ciclistas.