metropoles.com

Prefeito de Embu-Guaçu nomeia esposa e irmão como secretários

Prefeito de Embu-Guaçu, na Grande SP, Sargento Neres (MDB) alega que tanto a mulher quanto o irmão são de sua “inteira confiança”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Sargento Neres (MDB), prefeito de Embu-Guaçu, na Grande SP - Metrópoles
1 de 1 Sargento Neres (MDB), prefeito de Embu-Guaçu, na Grande SP - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – Prefeito de Embu-Guaçu pelo MDB, Sargento Neres (foto em destaque) nomeou a própria mulher e o irmão como secretários do município, que possui 66,9 mil habitantes e fica localizado na Grande São Paulo.

Samira Nizer Neres, esposa do prefeito, foi nomeada secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Já o irmão dele, Israel Neres de Farias, foi escolhido o titular da pasta de Segurança, Trânsito e Transporte. Ambas as nomeações foram divulgadas no Diário Oficial do município em 1º de janeiro.

“São cargos da minha inteira confiança”, disse Neres ao Metrópoles. “Ambos são qualificados, têm suas profissões e não dependem de cargos políticos para sobreviver”, acrescentou.

Segundo o prefeito, a primeira-dama é pós-graduada em Biomedicina e o irmão dele é formado em Direito e serviu a Polícia Militar. “Ele tem o seu escritório, que poderia lhe render até mais do que o salário de um secretário, mas aceitou o meu pedido para me ajudar a resolver os problemas na área. Preciso de uma pessoa da minha confiança”, afirmou Neres.

Nomeação de prefeito

Para o governo paulista, a nomeação de cônjuges e irmãos configura nepotismo e é prática vedada para o governador, secretários e representantes de autarquias estaduais.

No entanto, o mesmo não se aplica às prefeituras. Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a proibição não se estende a cargos políticos – como é o caso das secretarias municipais – por serem considerados postos de confiança.

“Eu acredito na qualidade do trabalho de cada um deles, são pessoas técnicas e estudadas. Não vejo ninguém mais nessas duas pastas tão importantes para o meu governo”, disse Neres.

Eleito em Embu-Guaçu com 10,9 mil votos, Neres assumiu em janeiro deste ano seu primeiro mandato como prefeito. Ele se candidatou à prefeitura, em 2020, pelo PSL e a deputado estadual pelo Republicanos, em 2022, mas não foi eleito em nenhum dos casos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?