Prefeito de Embu-Guaçu nomeia esposa e irmão como secretários
Prefeito de Embu-Guaçu, na Grande SP, Sargento Neres (MDB) alega que tanto a mulher quanto o irmão são de sua “inteira confiança”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Prefeito de Embu-Guaçu pelo MDB, Sargento Neres (foto em destaque) nomeou a própria mulher e o irmão como secretários do município, que possui 66,9 mil habitantes e fica localizado na Grande São Paulo.
Samira Nizer Neres, esposa do prefeito, foi nomeada secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Já o irmão dele, Israel Neres de Farias, foi escolhido o titular da pasta de Segurança, Trânsito e Transporte. Ambas as nomeações foram divulgadas no Diário Oficial do município em 1º de janeiro.
“São cargos da minha inteira confiança”, disse Neres ao Metrópoles. “Ambos são qualificados, têm suas profissões e não dependem de cargos políticos para sobreviver”, acrescentou.
Segundo o prefeito, a primeira-dama é pós-graduada em Biomedicina e o irmão dele é formado em Direito e serviu a Polícia Militar. “Ele tem o seu escritório, que poderia lhe render até mais do que o salário de um secretário, mas aceitou o meu pedido para me ajudar a resolver os problemas na área. Preciso de uma pessoa da minha confiança”, afirmou Neres.
Nomeação de prefeito
Para o governo paulista, a nomeação de cônjuges e irmãos configura nepotismo e é prática vedada para o governador, secretários e representantes de autarquias estaduais.
No entanto, o mesmo não se aplica às prefeituras. Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a proibição não se estende a cargos políticos – como é o caso das secretarias municipais – por serem considerados postos de confiança.
“Eu acredito na qualidade do trabalho de cada um deles, são pessoas técnicas e estudadas. Não vejo ninguém mais nessas duas pastas tão importantes para o meu governo”, disse Neres.
Eleito em Embu-Guaçu com 10,9 mil votos, Neres assumiu em janeiro deste ano seu primeiro mandato como prefeito. Ele se candidatou à prefeitura, em 2020, pelo PSL e a deputado estadual pelo Republicanos, em 2022, mas não foi eleito em nenhum dos casos.