Prefeita de Bauru registra BO após ser vítima de deepfake em foto nua
Candidata à reeleição em Bauru, Suéllen Rosim registrou boletim de ocorrência na última quarta-feira (18/9) denunciando postagem falsa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Suéllen Rosim, prefeita de Bauru, cidade no interior de São Paulo, registrou na última quarta-feira (18/9) um boletim de ocorrência depois de identificar que uma montagem falsa sua nua estava circulando em grupos de WhatsApp.
Suéllen é candidata à reeleição pelo PSD e, pelas redes sociais, afirmou que as montagens são “um serviço sujo, repugnante. Coisa de gente mau caráter”.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma análise feita por uma ferramenta digital identificou que a imagem foi provavelmente gerada por inteligência artificial, com uma tecnologia conhecida como “deepfake”.
Quanto quem produz, quanto quem distribuiu conteúdos mentirosos ou difamatórios, podem ser responsabilizados criminalmente.
Em nota, a prefeita destacou ainda que essas montagens tem principalmente como vítimas as mulheres.
“Não posso admitir esse tipo de ataque, que revela o que nós, mulheres públicas, seja na política, seja em outras áreas de destaque, sofremos pelo simples fato de sermos mulheres”, disse a política.