Prazo para matrícula na rede estadual de ensino de SP é prorrogado
Estudantes têm até o dia 21 de setembro para fazer a matrícula e a rematrícula na rede estadual; saiba quais documentos são necessários
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo de São Paulo prorrogou em uma semana o prazo para a matrícula de novos estudantes na rede estadual de ensino. A data limite agora é 21 de setembro.
Para fazer a matrícula presencialmente, os responsáveis pela criança devem procurar uma das escolas estaduais ou um balcão de atendimento do Poupatempo. É preciso apresentar RG, histórico escolar e comprovante de residência.
Quem optar por fazer a matrícula online, deve acessar o site da Secretaria Escolar Digital (SED).
No dia 21 de setembro também termina o prazo para a rematrícula de alunos que estudam na rede estadual. Neste caso, a rematrícula é feita apenas pela página da Secretaria Escolar Digital.
Itinerário formativo
Além disso, adolescentes que estão no 1º ano do Ensino Médio neste ano devem aproveitar o momento da rematrícula para escolher qual itinerário formativo desejam cursar.
As opções são o Ensino Profissionalizante e os itinerários de áreas do conhecimento, divididos em “Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias” e “Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.
Segundo a Secretaria da Educação, 1.200 escolas terão oferta de ensino técnico com professores contratados pela própria pasta. Educadores do Centro Paula Souza também serão responsáveis por aulas de alguns cursos.
Entenda como funcionará o Ensino Médio Técnico nas escolas de SP
A pasta também fez uma parceria com o Senai, que oferecerá 23 opções de cursos para os estudantes da rede. O aluno que escolher o curso no Senai frequentará as aulas de disciplinas básicas na escola estadual e as demais em uma unidade da instituição parceira.
Os itinerários de áreas do conhecimento estarão disponíveis em 3.700 escolas e contarão com disciplinas como robótica e liderança.
EJA
Pessoas interessadas em voltar a estudar podem optar por uma vaga em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Ensino Fundamental II, são aceitas matrículas de estudantes com 15 anos completos. Já no Ensino Médio, a idade mínima para a matrícula em uma classe da EJA é de 18 anos.
Nas unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), maiores de 18 anos podem cursar tanto o Ensino Fundamental quanto o Médio. Neste caso, o período de rematrícula foi estendido até 2 de outubro.