Prazo para escolher cursos no Provão Paulista é prorrogado; veja data
Edital previa inicialmente que estudantes fizessem seleção de cursos até esta sexta-feira (8/12), mas Secretaria alterou data final
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Os estudantes de escolas públicas que ainda não selecionaram as opções de curso para o vestibular do Provão Paulista ganharam mais tempo para tomar a decisão. O prazo para a seleção, que terminaria nesta sexta-feira (8/12), foi prorrogado pela Secretaria Estadual da Educação para o dia 22 de dezembro.
Até lá, os alunos que já fizeram suas opções também estão livres para mudar a escolha. Ao término do período divulgado não será mais possível selecionar ou alterar os dados.
Em 23 de novembro, as escolas estaduais tiveram um dia D para incentivar os alunos a entrarem no site do exame e indicarem suas graduações de preferência. Segundo levantamento divulgado pela secretaria no fim daquele dia, 42,37% dos estudantes tinham registrado a escolha no portal.
Entenda como é o processo de escolha
No site do exame, os alunos devem selecionar os cursos por “grupo de universidades”. Os estudantes podem escolher 11 opções no total, mas há um número limite por etapa. Veja abaixo como funciona:
- As universidades são separadas em três grupos no site do Provão Paulista: o das estaduais (USP, Unesp e Unicamp), o das Fatecs e o da Univesp;
- No grupo das estaduais, o estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP e um na Unesp. Não é possível escolher um curso em cada uma das estaduais;
- Na sequência, os alunos podem escolher até cinco opções de cursos nas unidades das Fatecs;
- Por último, são escolhidos até três cursos na Univesp. Neste caso, no entanto, o aluno aprovado só iniciará o curso no segundo semestre de 2024.