metropoles.com

PPP para a construção do túnel Santos-Guarujá é aprovada pela Alesp

Projeto do túnel tem valor estimado de cerca de R$ 6 bilhões, que será financiado pelos governos federal e paulista e pelo setor privado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles
foto colorida de túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles

São Paulo — A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na noite desta terça-feira (8/10) a autorização para que o governo estadual obtenha financiamento por meio de parceria público-privada destinado ao projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, no litoral paulista.

O projeto, incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem um valor estimado de cerca de R$ 6 bilhões.

Esse valor será financiado pelo governo de São Paulo, pelo governo federal e pelo setor privado. Do total, 86% virão de recursos públicos, divididos igualmente entre o Estado de São Paulo e a União.

Travessia de 1 minuto e meio

De acordo com o governo federal, será o primeiro túnel imerso da América Latina. A obra terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.

3 imagens
Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá
Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá
1 de 3

Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP

Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles
2 de 3

Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá

Reprodução/Vou de Túnel
3 de 3

Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá

Divulgação/Governo de SP

O projeto prevê que o túnel seja uma ligação seca entre Santos e Guarujá, permitindo o deslocamento de pedestres, bicicletas e veículos. A travessia de cerca de 860 metros poderá ser feita em 1 minuto e meio de carro — hoje em dia, dependendo da fila da balsa ou do trânsito na Rodovia Piaçaguera-Guarujá, o trajeto pode chegar a uma hora.

A expectativa é de que aproximadamente 150 mil pessoas circulem pelo túnel diariamente. A obra deve beneficiar mais de 5 milhões de pessoas que circulam pelo litoral paulista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?