Potro é resgatado após desmaiar por desidratação; dono é multado
Animal estava debilitado e com machucados pelo corpo; ele cavalgava pela via pública quando caiu ao chão e não teve forças para levantar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um potro desmaiou no meio da rua no Jardim Santa Mônica, em Presidente Prudente, interior de São Paulo, na tarde dessa quarta-feira (15/5). A Polícia Militar Ambiental resgatou o animal, que estava machucado e desidratado.
O caso chegou à Polícia Ambiental após chamado do Corpo de Bombeiros, que informou ter avistado três equinos soltos e cavalgando em via pública. Ao se aproximarem para conter os animais, os bombeiros disseram que o potro aparentava estar debilitado e caiu no chão, não levantando mais.
Os policiais, juntamente com uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram até o local. O potro estava bastante fraco, desidratado e com machucados pelo corpo.
Dono negou maus-tratos
Os três equinos foram encaminhados ao CCZ da cidade para atendimento veterinário. O dono dos animais, um homem de 38 anos, foi identificado e procurado pela Polícia Ambiental. Ele negou que tenha praticado maus-tratos.
O homem foi multado em R$ 3 mil por por maus-tratos a animal doméstico e responderá criminalmente pelo ato, que foi encaminhado à Polícia Civil de Presidente Prudente.
Corte de vegetação
Em outra ocorrência, a Polícia Ambiental multou, nessa quinta-feira (16/5), um homem em Rosana, também no interior, por danificar vegetação nativa. O flagrante foi feito no distrito de Primavera durante vistoria no maciço florestal do Cinturão Verde.
Segundo os policiais, foi constatado um “bosqueamento” (supressão da vegetação menor e mais baixa) em uma área de 0,0272 hectares. O local afetado é formado por vegetação secundária em estágio médio de regeneração.
O responsável pelo atividade, um homem de 47 anos, contou que fez o “bosqueamento” para obter “aproveitamento de matéria orgânica” em sua horta. Também alegou ter mantido as árvores adultas.
Ele foi autuado em R$ 190,40 por danificar vegetação nativa objeto de especial preservação.