Por duas semanas, cerejeiras voltam a florir no parque do Carmo
Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo comemora floração das árvores consideradas sagradas na cultura japonesa, com comidas típicas e mais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Começa, nesta sexta-feira (26/7), a Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Por duas semanas, o evento acompanha o período de floração das árvores, que são consideradas sagradas na cultura japonesa. Além das flores, o evento tem comidas típicas e exposições em celebração à migração nipônica.
A festa irá durar dois finais de semana: entre os dias 26 e 28 de julho; e 02 e 04 de agosto. Neste período, o Parque do Carmo recebe uma exposição sobre a cultura japonesa e a história do navio Kassato Maru, que trouxe o primeiro grupo de migrantes japoneses ao porto de Santos em 1908. O evento também tem barracas de comidas típicas como Udon, Yakisoba, Temaki, Tempura e Sushi.
As cerejeiras começaram a ser plantadas no Parque do Carmo ainda na década de 1970, em comemoração aos 70 anos da migração japonesa no Brasil. Atualmente, o parque tem quase quatro mil pés de diferentes espécies, entre elas, as cerejeiras dos tipos Himalaia, Yukiwari e Okinawa de cerejeira ornamental.
A floração dessas plantas é extremamente frágil e, na Ásia, assume um caráter simbólico. Elas são a árvore símbolo do Japão, onde sua floração indica o início da primavera e é celebrada pelo ritual milenar do Sakura Matsuri.
As cerejeiras são plantas típicas de climas mais frios; por isso, no Brasil, sua floração acontece durante o inverno.
44ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo
Onde: Parque do Carmo
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera
Quando: 26, 27, 28 de julho; 02, 03 e 04 de agosto
Horário: 5h30 às 20h
Valor: Grátis
Ingressos: Não é necessário retirar ingressos
Acesso: A estação de metrô mais próximo ao parque é a Corinthians-Itaquera, da linha 3-vermelha. Descendo nessa estação vá ao Terminal de ônibus e pegue o ônibus 3796/10 Gleba do Pêssego e desça em frente ao parque.