metropoles.com

População está de “saco cheio” da polarização, diz Tarcísio

Governador afirmou que “chega uma hora que a corda estica tanto que arrebenta”. Para ele, Bolsonaro é o maior líder político do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, grisalho, vestindo terno e gravata, em um púlpito com dois microfones finos, falando de forma sorridente ao aprovar novo salário mínimo paulista - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, grisalho, vestindo terno e gravata, em um púlpito com dois microfones finos, falando de forma sorridente ao aprovar novo salário mínimo paulista - Metrópoles - Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

A população está de “saco cheio e ninguém aguenta mais” a polarização. Essa é a opinião do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e foi expressa durante evento com empresários, realizado nesta segunda-feira (22/4), na capital paulista.

Questionado sobre o tema, o governador observou que “chega uma hora que a corda estica tanto que arrebenta”. “Tem muita gente incomodada com o que está acontecendo em várias esferas”, disse. “E se a gente não entender o que quer como sociedade, não apontar o caminho, a gente não vai crescer, não vai prosperar e vai continuar perdendo oportunidades.”

Na avaliação de Tarcísio, porém, o “Brasil vai sobreviver ao que está acontecendo agora”. “A gente tem hoje um grupo de centro-direita mais bem preparado, que aprendeu com os erros e sabe como colocar o Brasil num caminho de prosperidade, de liberdade econômica, pró iniciativa privada”, afirmou. Para ele, esse é um “caminho que vai fazer política social com mais inteligência”. “Até porque, para fazer política social, tem que ter recurso e, para ter recurso, tem que ter apreço pelo fiscal”, disse. 

A saída da polarização, disse o governador paulista, não é uma responsabilidade apenas “dessas duas personalidades políticas que estão aí em atividade”, referindo-se a Lula e Bolsonaro. “É responsabilidade de todos”, afirmou, incluindo o Judiciário, o que inclui o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e a mídia.

Críticas a Lula

No evento, em que participou ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Tarcísio também criticou o governo Lula. “Aquilo que a gente conquistou está perdendo e perdendo rápido”, disse. “[O governo] não faz o exercício que deveria fazer em termos de redução de despesa. Estamos tentando equilibrar as contas por meio do aumento de receita e, quando quer aumentar receita, escolhe a via da tributação da renda. Ora, o capital é inteligente. Se a gente quer tributar renda tem que entender que o dinheiro vai ser realocado, que vai haver erosão de base.” 

Ele observou que, “pela fórmula do arcabouço”, a despesa de 2025 será calculada com base na receita de 2024. “Só que essa receita vai perder potência, então, a gente vai começar a aumentar o fosso, aumentar o fosso e isso vai prejudicar o país”, afirmou. “O próprio Banco Central em algum momento vai ter dificuldade, porque não existe política monetária sem âncora fiscal. E vamos travar o crescimento. A gente está preso a armadilha de baixo crescimento.”

Elogios a Bolsonaro

Tarcísio concordou com Caiado ao afirmar que o maior líder político da atualidade no Brasil é o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu padrinho político. “Ninguém consegue gravar um vídeo e botar 700 mil pessoas na Paulista. E detalhe: ele diz ‘não levem cartazes”. Chega lá não tem um cartaz”, disse o governador de São Paulo, acrescentando: “Ninguém tem tanto carisma, ninguém consegue mobilizar tantas pessoas, ninguém consegue estabelecer um movimento como Jair Bolsonaro conseguiu. É um cara que tem de ser estudado, é um fenômeno e o maior líder brasileiro.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?