metropoles.com

População em situação de rua chega a 80 mil na cidade de SP

Levantamento foi feito por meio dos dados do CadÚnico. Número de pessoas na rua representa aumento de 24% em relação a dezembro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida de moradores em situação de rua na Praça da Sé; pessoas em situação de rua - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de moradores em situação de rua na Praça da Sé; pessoas em situação de rua - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — A cidade de São Paulo atingiu a marca de 80.369 pessoas em situação de rua. Os dados se referem ao mês de junho de 2024 e são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir da base do Cadastro Único (CadÚnico).

A cidade lidera as capitais em relação à quantidade de pessoas em situação de rua. No último levantamento do OBPopRua, de dezembro de 2023, a cidade tinha 64.818 de pessoas nessa situação, valor 24% a menos.

O aumento também foi registrado em todo estado de São Paulo, que saiu de 106.857 pessoas em dezembro de 2023 para 126.112 em julho de 2024. A nível nacional, o OBPopRua registrou que o Brasil tem 300.868 pessoas em situação de rua.

Segundo o coordenador do OBPopRua e professor da UFMG, André Luiz Freitas Dias, o aumento pode ser explicado pelo fortalecimento do CadÚnico como forma de acesso a programas sociais como o Bolsa Família.

Além disso, o professor destaca a ausência ou insuficiência de políticas públicas, como moradia, trabalho e educação, voltadas para o atendimento dessa população. Para ele, esse problema ainda é maior em relação à população negra que, na média nacional, representam 69% das pessoas em situação de rua.

O levantamento feito sobre os dados do CadÚnico mostram que 85% das pessoas em situação de rua do país são do sexo masculino e 87% encontram-se na faixa etária de 18 a 59 anos; 14% apresentam alguma deficiência.

Em relação à escolaridade, maior parte possui ensino fundamental incompleto (42%) e 11% encontram-se em condição de analfabetismo. Já sobre a renda, os dados indicam que 85% sobrevivem com até R$ 109,00 por mês.

Dados da população em situação de rua

O levantamento de dados é tido como um ponto crítico na produção de políticas públicas votadas à população em situação de rua. Na capital paulista, o poder municipal faz esse levantamento de quatro em quatro anos por meio do Censo da População da População em Situação de Rua.

Na última edição, publicada em 2021, a cidade de São Paulo registrou 31.884 pessoas vivendo em suas ruas. A próxima edição está prevista para acontecer em 2025.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que executou, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS),  R$ 1.159.020.784,37 no atendimento social à população de rua entre janeiro a início de julho de 2024. Em relação aos dados produzidos pela UFMG, a prefeitura disse que “respeita a pesquisa”, porém, “considera para suas políticas públicas o Censo População em Situação de Rua produzido pela Prefeitura de São Paulo em 2021”.

A gestão destacou que o censo é realizado por meio de um “trabalho de campo feito por mais de 200 profissionais e realizado a cada quatro anos. Já a Universidade em questão, utiliza dados do CadÚnico, que são cumulativos e autodeclaratórios”. A prefeitura ainda ressaltou que a nova edição do Censo está prevista para 2025, “no entanto, ainda é necessário definir pontos como a metodologia, o período de entrevistas e apuração das informações, entre outros”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?