Confira como está o nível de poluição em São Paulo nesta segunda (23)
Observatório climático Copernicus aponta mancha de poluição sobre o Brasil. SP está no top 5 das cidades com pior qualidade de ar do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Nesta segunda-feira (23/9), São Paulo amanheceu no top 5 das cidades com pior qualidade de ar do mundo, segundo o site suíço IQAir. Mesmo com a chegada da primavera e após a passagem de uma frente fria, a capital paulista registrou, por volta das 9h, 97 pontos no índice do portal meteorológico.
O primeiro lugar ficou com Delhi, na Índia, com 160 pontos, seguido por Lahore, no Paquistão, com 151; Dhaka, em Bangladesh, com 134 e Kinshasa, na República Democrática do Congo, com 102.
De acordo com o portal, de 0-50, a avaliação é boa; de 51-100, moderada; de 101-150, insalubre para grupos sensíveis; de 151-200, insalubre; de 201-300, muito insalubre; e de 301 para cima, perigoso.
As imagens de satélite captadas pelo observatório climático Copernicus apontou uma mancha de poluição sobre todo o Brasil. Segundo o site europeu, a mancha é de aerossóis atmosféricos, que são pequenas partículas ou gotículas de líquido que ficam suspensas na atmosfera. Elas podem ser de poeira do deserto, erupções vulcânicas e incêndios florestais. Quanto mais vermelho, mais poluído.
Veja:
Outro mapa do Copernicus mostrou que há, também, uma mancha de monóxido de carbono (CO) sobre o país. O CO é um poluente na atmosfera produzido pela queima de combustíveis fósseis, bem como por incêndios florestais e queima de biomassa.
Veja: