metropoles.com

USP e movimentos sociais marcam atos pela democracia em SP nesta 2ª

Após ataques realizados neste domingo (8/1) em Brasília, atos em defesa da democracia foram marcados para esta segunda (9/1) em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
PMDF entra em confronto com bolsoanristas que destruiram prédio publicos em protesto em brasília - Metrópoles
1 de 1 PMDF entra em confronto com bolsoanristas que destruiram prédio publicos em protesto em brasília - Metrópoles - Foto: Metrópoles

São Paulo – Os ataques terroristas que ocorreram em Brasília neste domingo (8/1) motivaram a a Universidade de São Paulo (USP) e movimentos sociais a marcarem atos em defesa da democracia para esta segunda-feira (9/1).

O primeiro ato foi marcado para ocorrer ao meio-dia no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, localizada no centro de São Paulo. Em nota, o reitor da faculdade, Celso Fernandes Campilongo, repudia os ataques que ocorreram neste domingo.

“A afronta aos Poderes, a destruição de bens e do patrimônio de todos, a agressão a agentes públicos e de segurança não podem ser toleradas e devem ser punidas com urgência e rigor. A ação criminosa deve ser imediatamente debelada e reprimida pelas forças de segurança”, diz o texto.

O evento é promovido pela reitoria da USP e pela própria Faculdade de Direito, que convocam “autoridades, juristas e toda a sociedade”.

Em agosto, a Faculdade de Direito também mobilizou um ato contrário aos ataques feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas e ao sistema democrático. Historicamente, a instituição é conhecida por ter sediado outros eventos em defesa da democracia e contra a ditadura militar.

Segundo ato

Já outros movimentos sociais convocaram uma manifestação para iniciar 18h na avenida Paulista. A concentração será no vão do MASP. O deputado federal eleito Guilherme Boulos (Psol-SP) divulgou o ato em redes sociais.


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), determinou que a segurança fosse reforçada nas sedes dos três poderes do estado: o Palácio dos Bandeirantes, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

A medida foi adotada de forma preventiva, embora o governo paulista não tenha identificado, até o momento, nenhuma ameaça aos órgãos de poder.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?