metropoles.com

Tarcísio vai vetar projeto de aliado que reduz imposto sobre herança

Governador eleito de SP, Tarcísio de Freitas deve usar parecer da Secretaria da Fazenda contrário a projeto que foi aprovado pela Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas cercado de pessoas em dia de coletiva de imprensa para anúncio de novos nomes para secretarias do próximo governo - Metrópoles
1 de 1 O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas cercado de pessoas em dia de coletiva de imprensa para anúncio de novos nomes para secretarias do próximo governo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai vetar o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que reduz de 4% para 1% a alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), o chamado “imposto sobre herança”.

Tarcísio pretende seguir a recomendação de um parecer técnico contrário à proposta que deve ser apresentado pela Secretaria Estadual da Fazenda, apontando perda de receita estimada em R$ 4 bilhões por ano, caso a lei seja sancionada pelo governador.

A recomendação deve ser feita ainda esta semana pela gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB), mas a decisão sobre o veto ao projeto de lei ficará para Tarcísio, que assume o comando do estado no próximo domingo (1º/1). O atual secretário da Fazenda, Felipe Salto, afirmou ao Metrópoles ser contra o projeto.

Projeto de aliado

O parecer deverá ser usado para mitigar eventual rusga política que a decisão de Tarcísio poderá causar, uma vez que o projeto aprovado pelos deputados estaduais na semana passada é de autoria de Frederico D’Ávilla (PL), aliado de Tarcísio e um dos integrantes da equipe de transição de governo.

D’Ávila argumentava que a redução de impostos era necessária para que o Estado “continuasse crescendo”. Essa diminuição de alíquotas, porém, caminha na direção oposta à recomendação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que, desde 2021, tem pedido ao governos que aumentem os impostos sobre herança como forma de combater a desigualdade social.

Oficialmente, a equipe de  Tarcísio afirma que aguardará o parecer técnico. “A secretaria de Fazenda e Planejamento fará o parecer técnico sobre o projeto para que seja analisado pelo governador eleito”, informa, por meio de nota, o gabinete do futuro governador de São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?